O JOGO GEOCONEXOES COMO RECURSO DIDATICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA TEMATICA GLOBALIZACAO.
Ensino; Geografia; Globalização; Jogo.
O trabalho propõe a construção de um jogo didático para ser utilizado como ferramenta de ensino de Geografia. Tem como objetivo elaborar um jogo de tabuleiro que possa contribuir para o processo de ensino-aprendizagem da temática globalização. Os objetivos específicos são identificar como os jogos didáticos podem contribuir para construção de saberes por competências e habilidades; elaborar um jogo para turmas de 9°ano do Ensino Fundamental; aplicar e avaliar as contribuições do jogo Geoconexões para o aprendizado dos alunos. Partindo de três questões norteadoras, que são: a) Como os jogos didáticos podem contribuir para desenvolver competências e habilidades que auxiliem a compreensão da temática globalização? b) De que forma podemos perceber que o uso dos jogos facilita a compreensão da globalização? c) Como o Jogo pode contribuir para ensinar a temática globalização numa abordagem histórico/contemporânea? A proposta de pesquisa segue a abordagem de caráter qualitativo de natureza aplicada. Os procedimentos metodológicos foram distribuídos em 7 etapas: a) levantamento do material bibliográfico; b) A elaboração teórica e metodológica do jogo; c) A aplicação preliminar do protótipo do jogo com um grupo de licenciandos de Geografia, participantes do Programa Residência Pedagógica da UFRN; d) fazer as devidas correções e adequações, identificadas na análise e das impressões fornecidas pelos professores a respeito da primeira aplicação do protótipo; e) ministração de aula expositiva sobre a temática Globalização; f) A aplicação do jogo nas turmas de 9°ano da referida escola; g) análise dos resultados das aprendizagens dos alunos. A partir do jogo, puderam desenvolver habilidades cognitivas como pensamento crítico, criatividade, exercitando a capacidade de trabalhar em grupo, elementos necessários à construção do conhecimento.