Banca de DEFESA: JOSÉ JADSON DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ JADSON DOS SANTOS SILVA
DATA : 17/12/2020
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/eic-gnzk-boy
TÍTULO:

MARGEO: UMA LINGUAGEM NO ESTUDO DA GEOPOLÍTICA NAS AULAS DA GEOGRAFIA ESCOLAR

 

PALAVRAS-CHAVES:

Geopolítica. Marvel Comic. MARGEO. Geografia Escolar.


PÁGINAS: 152
RESUMO:

A geopolítica é matricial na evolução da ciência geográfica e estruturante para formação do raciocínio espacial em escala global, mundial e local. Essa visão torna, em certa medida, a geografia como a que ensina sobre a divisão da Terra em continentes, países, estados, cidades. A tarefa de desenvolver competências e habilidades que leve a aprendizagem dessas divisões, requer ensinar como os diferentes interesses sociais, econômicos, políticos e culturais tramam as permanências e alterações que movem o cenário geopolítico. Desta feita, o professor de Geografia é levado a desenvolver estratégias de ensino para atingir o propósito. As histórias em quadrinhos apresentam-se como um campo de estudo inovador, considerando que as explorações de temas geopolíticos são recorrentes nessas revistas. O trabalho investiga como as narrativas das Histórias em Quadrinhos podem ser problematizadas para ensinar temáticas da Geopolítica prescritas para a geografia escolar. Outrossim, como a linguagem em quadrinhos pode ser uma estratégia para ensinar Geografia, considerando as escalas de vivência dos alunos, das séries finais do ensino fundamental II, em São Bento do Trairi/RN. As questões nos remetem a análise de Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem que associa ensino e estratégia, com ênfase na Geopolítica e na realidade escolar da cidade de São Bento do Trairi/RN e a proposição de uma HQ para ser usado em sala de aula. A metodologia está baseada na pesquisa bibliográfica, cujo resultado embasa teórico e metodologicamente o trabalho em autores como Serres (2013); Raffestin (1993), Andrade (1995), Souza (1995), Haesbaert (2004), Santos (1999), Vesentini (2010), Fonseca (2017), Claval (1979), Castro (2005), Mello (1999); Costa (1992); Vergueiro (2004), Campos (2013), Silva (2012), Rezende (2009), Cirne (2000), Eisner (1995), Rama e Vergueiro (2006), Pires (2005), Filho (2017);  Souza (2019) e na pesquisa exploratória com levantamento e análise de  documentos como Plano Municipal de Educação (PME),  os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Internos das escolas, os planejamentos anuais dos professores dessa disciplina, além de histórias em quadrinhos antigas, livros didáticos da disciplina de Geografia. Foi realizado um levantamento de informações nas escolas objeto da pesquisa sobre o processo de ensino e aprendizagem em Geografia, além de com observações de aulas do 8ª ano e 9ª ano do Ensino Fundamental II. Feito registros fotográficos e anotações em diário de campo, ampliaram os suportes utilizados na pesquisa. Diagnosticamos a carências quanto aos recursos didáticos, estratégias de ensino e as linguagens usadas em sala de aula para trabalhar com os conteúdos da Geopolítica. Considerando essa lacuna propusemos e desenvolvemos a HQ MARGEO para possibilitar aos docentes um material auxiliar ao ensino do raciocínio espacial por meio de uma linguagem especifica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externa à Instituição - EVANEIDE MARIA DE MELO - IFRN
Notícia cadastrada em: 09/12/2020 21:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao