LIA - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO DE AUDITORIA DE INOVAÇÃO ENXUTA APLICADA A INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO
Metodologia; Gestão da Inovação; Auditoria de Inovação; Auditoria de Inovação Enxuta; Pensamento enxuto;
Qualquer projeto ou negócio, independentemente do seu porte, precisa inovar, e isso não é mais
uma opção, é questão de sobrevivência. Porém, inovar não é uma tarefa fácil, principalmente
para o setor de educação. O setor de educação é carente de inovação no Brasil, pois as estruturas
organizacionais das instituições de ensinos são bastante rígidas e parte disso é devido a
burocracias e barreiras para implementação de novas ideias. Então, observada essa necessidade
de mercado, tem surgido uma série de soluções para aproximar a inovação as organizações
educacionais, ainda que, em sua grande maioria, focados em desenvolvimento de metodologias
pedagógicas e inovações em tecnologia, com alto custo e longos períodos de desenvolvimento,
deixando de lado áreas da escola como gestão e negócio. Diante deste cenário, esta pesquisa
científico-empreendedora buscou analisar e validar a oportunidade apresentada para criar uma
metodologia dedicada a desenvolver uma solução para o setor educacional, para identificar
gargalos inovativos e potencializar o processo de inovação dessas empresas, ajudando a buscar
novas estratégias e novas forma de gerar valor ao negócio de maneira rápida. A partir da
abordagem Double Diamond, usada para nortear o processo de validação e criação da LIA - Lean
Innovation Audit, ou Auditoria de Inovação Enxuta, uma metodologia para identificação de
gargalos e gaps inovativos em instituições de ensino e desenvolvimento de potencial inovador de
escolas. Foi desenvolvido um estudo de caso utilizando a abordagem com uma empresa da área
de T.I e os resultados alcançados com a LIA , trouxeram melhorias para a organização,
apresentando um enorme potencial em sua aplicação em diferentes áreas.