Paubrasil.store: uma plataforma digital para impulsionar o mercado editorial brasileiro
Mercado Editorial; Comércio Eletrônico; Estratégia de Plataforma; Negócio Baseado em Projetos; Inovação; Inteligência Artificial.
O mercado editorial tem enfrentado desafios significativos, principalmente, com a expansão do mercado digital e a crescente participação de novos atores, como as plataformas de auto publicação. Apesar do crescimento do mercado, a predominância é das grandes editoras. Paralelamente, observa-se uma tendência de fortalecimento de pequenas livrarias e editoras independentes no Brasil. Essa dinâmica do mercado, contudo, traz consigo novos desafios como a limitada exposição de produtos, problemas logísticos, elevadas taxas impostas por grandes livrarias e a concentração no mercado local. A fundamentação teórica deste projeto incluiu uma extensa revisão literária abordando temas como o mercado editorial, comércio eletrônico, modelos de negócios de plataformas, negócios baseados em projetos e Inteligência Artificial. Além disso, para um entendimento mais profundo das necessidades dos usuários e do mercado, foi empregado o framework Cralves de criatividade, que adota princípios do Design Thinking. Nesse contexto, propõe-se o desenvolvimento de uma plataforma digital dedicada a otimizar o ciclo de vida da produção e comercialização de livros. Esta plataforma digital visa oferecer um ecossistema integrado de serviços acessíveis sob demanda, incluindo digitação, revisão, diagramação, capa, impressão e comercialização. Adicionalmente, o componente de comércio eletrônico da plataforma será equipado com tecnologias avançadas, como sistema de recomendação baseado em Inteligência Artificial e assistente virtual utilizando Processamento de Linguagem Natural. Espera-se que, a especificação da plataforma, objetivo desse trabalho, com potencial para a inovação, possa dá suporte em sua implementação, consequentemente, seja possível aumentar a visibilidade, disponibilidade e escalabilidade das operações de produção e venda de livros. Expandindo o alcance do mercado, antecipa-se uma ampliação no faturamento das entidades editoriais envolvidas.