DIGIprof: uma proposta de Design Instrucional como ferramenta de gestão da aprendizagem adaptativa
Aprendizagem adaptativa, Design instrucional, trilha de aprendizagem, personalização.
A era da informação é também da personalização, e a escola não pode estar apática a esse fenômeno. A pandemia da COVID-19 abriu as “cortinas” e escancarou os bastidores de um sistema educacional que a muito não vem obtendo resultados satisfatórios, principalmente no que tange às áreas de português e matemática, basilares para o processo formativo. Assim, o DIGIprof se coloca como uma alternativa metodológica, estruturada nos moldes do design instrucional, que auxilia o educando na gestão da sua aprendizagem (aprendizagem personalizada), baseada em métodos da ciência de dados educacionais (educational data science), com o objetivo de ressignificar a função dos diferentes modelos de avaliação e dos dados gerados e minerados por eles, propondo assim, que o aluno, além de acessar esses dados por meio de painéis de visualização (dashboards), possa seguir por uma trilha de recomposição de aprendizagem, mediada por tecnologia, com diferentes mídias de aprendizagem e métodos avaliativos diversos, visando maior autonomia para o discente e clareza nos dados que nortearão a ação docente.