O poder da inovação tecnológica: como uma plataforma digital pode impulsionar o mercado editorial independente brasileiro
Comércio Eletrônico; Escritores Independentes; Produção de Livros; Negócio Baseado em Projetos; Design Centrado no ser Humano; Indústria 4.0;
O mercado de livros, vem sofrendo com o enfraquecimento das grandes livrarias, envolta de prejuízos de milhões de reais e pedidos de recuperação judicial. Em contrapartida observa-se o surgimento das pequenas livrarias e o crescimento das editoras independentes em todo o país. Mas com o advento desse mercado surgem novos problemas: dificuldade de exposição do produto, logística, altas taxas aplicadas pelas grandes livrarias e restrição ao mercado local. A solução para os problemas acima relacionados é uma plataforma digital para a facilitação na produção e venda de livros. A plataforma oferece um ecossistema que atuará no ciclo de vida da produção e venda de livros. Para isso disponibilizará um conjunto de serviços, que poderão ser contratados sob demanda: digitação, revisão, diagramação, projetos gráficos, impressão e venda do produto. O módulo de comércio eletrônico será munido de ferramentas como sistema de recomendação com Inteligência Artificial e Assistente Virtual com o uso de Processamento de Linguagem Natural. Inicialmente houve uma pesquisa bibliográfica sobre os temas: Mercado de livros, comércio eletrônico, plataforma como modelo de negócio, negócio baseado em projeto, Inteligência Artificial. Para um maior conhecimento do negócio e seus usuários foi aplicado o Cralves, que é um framework de criatividade para a geração de ideias, que tem uma abordagem de Design Thinking. A plataforma ofertará maior visibilidade, disponibilidade e escalabilidade na produção e vendas de livros, contará com suporte especializado e com um alcance maior do mercado espera-se um aumento de faturamento do mercado editorial.