Análise de requisitos de Jogo Sério para ensino de Operantes Verbais para Intervenção Comportamental Intensiva e Precoce de base computacional, domiciliar, mediada por pais para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.
Intervenção Comportamental Intensiva e Precoce, Análise do Comportamento, Transtorno do Espectro Autista, Jogos Sérios.
Metanálises apontam a Intervenção Comportamental Intensiva Precoce (EIBI) uma modalidade de tratamento pertencente a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), como tratamento eficaz para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a curto e longo prazo. Esta intervenção pode ser custosa às famílias, aos planos de saúde e ao Estado devido a carga horária necessária a sua implementação por uma equipe especializada. Estudos também apontam a eficácia desta intervenção quando mediada por pais e no ambiente domiciliar. Além disso, recursos tecnológicos começam a ser amplamente desenvolvidos para dar suporte a tratamentos de diversos transtornos aumentando a cada ano o número de usuários e o mercado de Jogos Sérios e Jogos para a Saúde. O objetivo deste trabalho é criação de Jogo Sério para ensino dos Operantes Verbais a partir da estratégia de Treino de Tentativas Discretas para complementar ou suplementar a EIBI domiciliar e mediada por pais visando a popularização do atendimento a população diagnosticada com TEA, inclusão dos familiares no processo terapêutico e diminuição de custos de tratamento. Para tanto é apresentado o estado da arte da ABA para tratamento de pessoas no Espectro Autista com ênfase na identificação de tecnologia assistiva e recursos tecnológicos diversos e levantamento dos requisitos para desenvolvimento do jogo para ensino de Operantes Verbais assim como análise de softwares semelhantes presentes no mercado.