JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DA FLAUTA DOCE
Flauta doce; Aprendizagem Criativa; Improvisação.
Essa pesquisa de mestrado tem como objetivo geral discutir e analisar as possibilidades e contribuições de brincadeiras, jogos e a criação musical no ensino de flauta doce no projeto “Flauteando na escola". O projeto aconteceu em uma escola municipal com 11 crianças do 3º ano do ensino fundamental. De abordagem qualitativa, a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação. São apresentadas e discutidas as atividades desenvolvidas no projeto, as quais baseiam-se nas concepções de Beineke (2003; 2006; 2011; 2021), Gainza (2002), Swanwick (2003) e outros educadores musicais, partindo dos conceitos aprendizagem criativa, improvisação, jogos e brincadeiras como proposta pedagógica. Os resultados do trabalho buscam apresentar possibilidades de tornar a aula de flauta doce mais dinâmica e envolvente entre seus participantes, além de trazer à tona a discussão sobre o ensino da flauta doce.