ARTE DO PATRIMÔNIO: mediação do ensino através de projeto
ensino de artes através de projeto; educação patrimonial; experiência de ensino.
Este trabalho consiste em uma análise reflexiva a partir de uma experiência
prática de ensino utilizando a proposta de trabalho por projeto como norteadora
do ensino/aprendizagem da área de Artes e o tema eixo acerca de educação
patrimonial. São destacados os principais fundamentos da proposta de ensino
por projeto e como esta subsidia o ensino de Arte nas escolas a partir do
modelo indicado pelo filósofo e educador William Kilpatrick no qual justifica
muitas de suas perspectivas nas ideias do filósofo e educador John Dewey.
Através desse modelo de ensino e aprendizagem, é apresentado neste
trabalho o desenvolvimento do conhecimento acerca do patrimônio cultural a
partir de um projeto planejado a fins de trazer mudanças nas tradicionais aulas
de Artes questionadas pelos alunos, para a abordagem sobre educação
patrimonial é proposto uma reflexão sob a ótica de duas percepções: o
processo educacional como mediação entre o patrimônio cultural, o ensino e a
escola; e a escola como patrimônio. O projeto aplicado aqui descrito foi
realizado com uma turma de alunos da rede estadual de ensino do estado da
Paraíba na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Dr. Hortênsio de Sousa
Ribeiro situada no município de Campina Grande/PB.