PPGNUT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2291/336 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgnut

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEANTHO GUILHERME GALVÃO DE LIMA

DISCENTE : CLEANTHO GUILHERME GALVÃO DE LIMA
DATA : 04/11/2024
LOCAL: Plataforma digital GoogleMeet: https://meet.google.com/jir-hoqu-xnt

Avaliacao do cumprimento de requisitos sanitarios, fisico-quimicos e de bem-estar animal de frigorificos de origem de carnes e produtos carnicos adquiridos por institutos federais de educacao

Desenvolvimento sustentável. Bem-Estar do Animal. Produtos da Carne. Garantia da Qualidade dos Alimentos. Licitação.

Os impactos ambientais e sociais da produção de alimentos de origem animal são alvos de intensos debates. Assegurar consumo e produção responsáveis por meio da garantia de padrões de produção e de consumo sustentáveis fazem parte dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a promoção de práticas de compras públicas sustentáveis está entre as metas a serem cumpridas até o ano de 2030. A aquisição de alimentos por instituições públicas representa uma grande parcela das compras realizadas por órgãos governamentais, com impactos significativos em diversas esferas da sociedade. Conhecer a origem dos alimentos adquiridos por instituições públicas e obter informações sobre seu processo produtivo desde as fases iniciais é fundamental para a promoção do consumo e produção responsáveis por meio das compras públicas. O presente estudo tem como objetivo geral avaliar o cumprimento de requisitos higiênico-sanitários, físico-químicos e de bem-estar animal de frigoríficos fornecedores de Carnes e Produtos Cárneos (CPC) aos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN). Para isso foi realizado um estudo documental, observacional, transversal, por meio de coleta de dados em documentos oficiais de compras de CPC realizadas pelos IFRN por processo licitatório durante os anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 e de documentos referentes às infrações dos frigoríficos de origem das CPC identificadas nas licitações por meio do banco de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foram obtidos dados de 9 atas de licitações, totalizando 11 tipos diferentes de CPC provenientes de 19 frigoríficos, sendo 11 de grande porte e 8 de médio, e que totalizaram 577 infrações no período avaliado, sendo 62% infrações higiênico-sanitárias, 8% físico-químicas e 30% infrações de bem-estar animal. Dentre as CPC adquiridas, a carne de ave in natura foi a que apresentou maior volume em compras, com aproximadamente 26.000kg, seguido por peixe enlatado e carne bovina in natura, com 18.687kg e 13.311kg respectivamente. Os dados obtidos no presente estudo mostram que 58% dos frigoríficos de onde se originaram as CPC adquiridos pelos IFRN no período avaliado, apresentaram algum tipo de infração durante os anos analisados.

Externa ao Programa - 2374737 - INGRID WILZA LEAL BEZERRA - nullPresidente - 2373959 - LARISSA MONT ALVERNE JUCA SEABRA
Interna - 1610982 - PRISCILLA MOURA ROLIM
Externo ao Programa - ***.988.284-** - SAVIO MARCELINO GOMES - IE
Notícia cadastrada em: 22/10/2024 11:46