ELABORAÇÃO DE UM artefato PARA ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DE COMPRAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL.
Inovação. Design. Planejamento em compras públicas.
O objetivo deste trabalho é construir um artefato para auxiliar no acompanhamento do processo de planejamento de compras da UFRN.Para tanto, realizou-se uma pesquisa empírica qualitativa, prescritiva, utilizando-se como método o Design Science Research. Após construção do referencial teórico e de ter sido realizada uma revisão sistemática de literatura, começou-se a construção do artefato, tendo como principal abordagem de realização o Design Thinking. Os resultados foram construídos no período de novembro de 2021 a junho de 2022, tendo como lócus a Diretoria de Compras, notadamente, a Divisão de Planejamento e Gerenciamento de Compras. Como instrumento de coleta de dados, para as fases de conscientização e de sugestão, foi realizado verificação documental dos instrumentos Estudo Técnico Preliminar Digital e Termo de Referência; análise hermenêutica das instruções normativas referente ao planejamento das aquisições públicas. A partir daí foi desenvolvido o artefato, por meio da ferramenta Trello. Por fim, a avaliação foi realizada por meio de entrevista junto aos gestores de compras. Como conclusão, o artefato mostrou-se como um instrumento adequado para auxiliar no acompanhamento do processo de planejamento de compras na UFRN com grande potencial de aplicabilidade.