Análise da interface do módulo central de estágios do sigaa na ufrn com foco no papel do professor orientador de estágio.
Estágio curricular supervisionado. Módulo Central de Estágios do SIGAA. Professor Orientador de Estágio. Design de Interfaces. Experiência do Usuário.
O estágio curricular supervisionado é uma ferramenta pedagógica estratégica dentro de uma instituição de ensino. É através dessa atividade que o estudante costuma ter seu primeiro contato com o mundo produtivo do trabalho, sendo muitas vezes um divisor de água em sua formação profissional. Porém existe uma preocupação constante nas instituições para que essa ferramenta não seja desviada de seu caráter, o que movimenta recursos e esforços de diversas maneiras. Na UFRN o estágio é gerenciado e registrado no Módulo Central de Estágios, que compõe o sistema oficial de registro da instituição. Esse subsistema surgiu para sanar diversas dúvidas que haviam na instituição e padronizar diversos procedimentos, como da emissão e modelo do Termo de Compromisso de Estágio, Plano de Atividades, dos Convênios de Estágio e da facilidade de acesso à informação referente ao estágio de um estudante. Entretanto, percebeu-se na rotina de trabalho com essa ferramenta a existência de limitações, principalmente no que diz respeito ao acompanhamento e avaliação do estágio na relação entre o Supervisor de Campo, Professor Orientador e o educando. Sendo assim, esse projeto buscou elaborar uma lista de recomendações para o redesign do módulo Central de Estágios do SIGAA com foco no usuário do Professor Orientador de Estágio. Para isso, foi realizado um estudo de caso na UFRN, utilizando-se da abordagem do Design Thinking e conceitos relacionados ao design de interfaces, onde na fase de imersão foi realizada uma análise documental sob a legislação externa e interna pertinente, a aplicação de questionários online com o público de interesse e o desenvolvimento de uma avaliação cooperativa com professores orientadores de estágio. Foi utilizada a técnica do diagrama de afinidades para a análise do conteúdo obtido, buscando identificar possíveis problemas de usabilidade e limitações na utilidade do sistema, além de identificar os principais objetivos da organização e necessidades dos usuários relacionadas ao módulo, para então na fase seguinte elaborar uma série de recomendações através de técnicas como o Brainstorming e cardápio de ideias. Enfim, o projeto propõe uma série de fluxos de telas e interfaces para o redesign do Módulo Central de Estágios partindo da perspectiva de uso do professor orientador, em busca de maior efetividade.