UFRN e Imprensa: estratégias de relacionamento entre porta-vozes, fontes e jornalistas
Relacionamento com a Imprensa. Media Training. Comunicação Organizacional.
Em uma sociedade democrática, globalizada e ligada em rede, o relacionamento com a imprensa torna-se elemento fundamental e estratégico para as organizações. Nesse contexto, fontes e porta-vozes precisam estar preparados para atender às demandas dos jornalistas e conceder entrevistas que contribuam para o fortalecimento da imagem e da reputação organizacional. Esta pesquisa tem como objetivo elaborar estratégias e diretrizes para o relacionamento entre fontes e porta-vozes da UFRN com a imprensa, no intuito de evitar deslizes que possam gerar crises ou prejudicar a imagem da organização perante a opinião pública. O estudo descritivo, de ordem quantitativa e finalidade aplicada foi realizado a partir da aplicação de questionário em duas emissoras de televisão e dois jornais impressos com portais de notícias na internet. A coleta de dados resultou em um diagnóstico das fontes e dos porta-vozes da UFRN, cujas informações serviram como base para a construção de um guia de relacionamento com a imprensa voltado às necessidades da comunidade universitária.