BEM-ESTAR NO TRABALHO: Diagnóstico com docentes da Escola de Saúde da UFRN
Bem-estar no trabalho. Comprometimento organizacional. Docência. Saúde. Enfermagem.
Considerando o bem-estar no trabalho um conceito amplo e multifacetado que diz de um estado mental positivo do trabalhador oriundo da concatenação de vínculos que ele estabelece com a organização e com o trabalho que realiza, este estudo se propõe a realizar um diagnóstico para identificar como os docentes da Escola de Saúde da UFRN têm vivenciado, nos últimos oito anos, os sentimentos de satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho e de comprometimento organizacional afetivo. Para tanto, será aplicado aos docentes, o Inventário de Bem-estar IBET-13, desenvolvido e já validado cientificamente, para identificar as variáveis de satisfação, envolvimento dos docentes com o trabalho e de comprometimento afetivo com a organização objetivando compreender a relação do docente da educação profissional em saúde com o trabalho do ponto de vista saudável. Além disso, está sendo feita uma revisão integrativa de literatura científica sobre Bem-estar no trabalho docente no Brasil, no período de 2006 a 2016, em artigos indexados nas bases de dados PePSIC e SciELO, LILACS, SciELO, BVS , BDENF e nos Periódicos Capes.