ANÁLISE DO CICLO DE VIDA APLICADA A USINA SOLAR FOTOVOLTAICA DA UFRN
Análise de ciclo de vida, Energias Renováveis, Usinas Solares Fotovoltaicas, Cálculo de ACV, Créditos de Carbono
Neste trabalho, faz-se um estudo do estado da arte quanto à análise do ciclo de vida no campo das energias renováveis, recaindo num estudo de caso em que propõe-se uma forma de calcular a contribuição e termos de créditos de CO2, dada por uma usina solar fotovoltaica instalada no campus central da UFRN. A técnica adotada se propõe a permanecer disponível para a Superintendência de Infraestrutura da Universidade, como forma de avaliar futuras instalações e de dusbidiar as justificativas de financiamento na captação de recursos para essas futuras instalações.
A importância da realização de estudos baseados no ciclo de vida de determinados processos é a possibilidade de criação de inventários com dados e indicadores que irão ser utilizados como base para o desenvolvimento de novas pesquisas de sustentabilidade. Além disso, a existência de um inventário serve também de subsídio para ampliar a existência de políticas públicas que incentivem o avanço sustentável.
A contribuição da UFRN para o desenvolvimento sustentável é um assunto muito importante, visto que essa instituição participa de forma ativa no desenvolvimento da sociedade em geral, formando e qualificando profissionais que serão os responsáveis por ditar os rumos da sociedade, além de promoverem a capacidade de formação de opiniões e de pensamentos críticos voltados para o desenvolvimento sustentável (GAZZONI, 2017).
Os projetos desenvolvidos por instituições públicas com a utilização de energias renováveis contribuem de forma significativa para a mitigação de gases de efeito estufa, além de proporcionarem a diversificação da matriz energética e fornecerem uma maior segurança energética para o país.