ADOÇÃO DE UM SISTEMA DE SINALIZAÇÃO TÁTIL A PARTIR DE ABORDAGENS ERGONÔMICAS E DA PERCEPÇÃO DO DEFICIENTE VISUAL PARA O CAMPUS PARNAMIRIM DO IFRN
Deficiente visual, acessibilidade, wayfinding, percepção ambiental, ergonomia
Este estudo apresentará recomendações para um sistema de sinalização tátil visando proporcionar uma maior orientabilidade e mobilidade para deficientes visuais (cegos e baixa visão) no ambiente escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia(IFRN), Campus Parnamirim. Para realizá-lo foi necessário focar no indivíduo cego e abordar conceitos como orientação e acessibilidade no ambiente construído tomando como base os trabalhos de Dischinger, Bins Ely e Piardi. Além disso, por se tratar de uma análise do indivíduo interagindo com o espaço, campo de atuação da ergonomia, também foram abordados os princípios desta ciência através dos trabalhos de Moraes e Mont’Alvão. O processo de “wayfinding”, enquanto norteador da mobilidade dos indivíduos, foi analisado sob a ótica da sistematização ergonômica, fruto dos trabalhos recentes de Martins. Por possibilitar a compreensão de fenômenos sociais complexos e preservar as características significativas dos eventos, esta pesquisa realiza um estudo de caso único, baseando-se nas teorias de Yin. Na sua coleta de dados foi adotada a Avaliação Pós-Ocupação (Cambiachi), pois está permite não apenas a análise técnica, mas também as considerações feitas pelos usuários do espaço. Embora a análise dos resultados ainda não tenha sido concluída, os dados preliminares já apresentam uma necessidade de intervenção no ambiente analisado através do estudo de caso realizado.