Centro Comercial Avenida: Um espaço aberto à cidade
Projeto. Empreendimento comercial. Urbanidade. Sintaxe espacial.
Este trabalho apresenta as etapas de pesquisa e concepção de um projeto de arquitetura de um edifício de uso comercial e de serviços cuja configuração visa favorecer a relação com o espaço público, considerando os atributos de urbanidade – conceito intrinsicamente relacionado à vitalidade urbana e ao reconhecimento do outro no espaço da cidade. É justificado pela percepção de que a configuração de muitos edifícios comerciais de nossas cidades promove a desconexão entre os espaços público e privado, impactando negativamente não só nas atividades econômicas do empreendimento comercial, mas também contribuindo para o esvaziamento dos espaços urbanos. Com base em estudos da teoria da sintaxe espacial, aqui se defende que a forma edilícia, assim como ocorre com a configuração urbana, tem efeitos sobre o desempenho do edifício como elemento indutor de urbanidade, vitalidade urbana e copresença, conceitos chaves a serem explorados nesta dissertação. Para subsidiar o desenvolvimento da proposta arquitetônica, foram feitas a revisão bibliográfica de referências diretas ou tangencialmente relacionadas aos conceitos chaves; a identificação de seus atributos em exemplares do ambiente construído com uso similar ao do objeto de estudo; e a aplicação destes conceitos à concepção do projeto. Foram também utilizadas, no decorrer da pesquisa, ferramentas de sintaxe espacial como meio de simular propriedades de acessibilidade e visibilidade que se associam a tais conceitos e ancoram a proposta projetual. O universo de estudo é um terreno localizado no bairro de Lagoa Nova, Natal-RN.