|
Dissertations |
|
1
|
-
MARIANA PIRES GURGEL CALDAS
-
Título:
SOBRE FORMAS E PROCESSOS: PROJETO DE UM CONDOMÍNIO DE CASAS A PARTIR DE PRINCÍPIOS DA GRAMÁTICA DA FORMA
-
Advisor : MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
-
MARIA GABRIELA CAFFARENA CELANI
-
RUBENILSON BRASAO TEIXEIRA
-
Data: Mar 10, 2014
-
-
Show Abstract
-
Resumo:
Com a pretensão de se estudar e desenvolver o processo de projeto com base em uma metodologia específica apresenta-se, como objeto deste trabalho, o projeto de um condomínio de casas na cidade de Natal a partir da aplicação de princípios da gramática da forma, utilizados em seu processo de concepção. A gramática da forma é um método de projeto desenvolvido na década de 1970 por George Stiny e James Gips, utilizado tanto para a análise como para a síntese de projetos, com o objetivo de se criar um “vocabulário formal”, através de operações matemáticas e/ou geométricas. Aqui, a metodologia foi utilizada no processo de síntese de projeto, numa relação entre subtrações formais e a programação arquitetônica das casas. Como resultado, chegou-se à proposição de cinco configurações de unidades habitacionais, diferentes entre si no tocante à forma e à programação arquitetônica, distribuídas em três grupos geminados, que se repetem até o total final de nove volumes arquitetônicos. Além dos estudos de ventilação do condomínio e das simulações de sombreamento das edificações, foram realizados estudos de flexibilidade espacial e de desempenho acústico. Um dos objetivos específicos da dissertação, o mapeamento do processo de projeto, foi composto não só pelo registro dos condicionantes formais (elaboração e aplicação de regras), mas também por aspectos físicos, ambientais, legais e de sustentabilidade no que se refere, por um lado, à otimização do sombreamento e da ventilação passiva para climas quente-úmidos e, por outro, à modulação e à racionalização da construção.
|
|
2
|
-
DANIEL PAULO DE ANDRADE SILVA
-
Título: A SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM UMA ABORDAGEM PARA EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS: PROPOSTA DE REUSO PARA O ANTIGO GRUPO ESCOLAR AUGUSTO SEVERO
-
Advisor : EDNA MOURA PINTO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
EDNA MOURA PINTO
-
JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
-
NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
-
ROSARIA ONO
-
Data: Apr 5, 2014
-
-
Show Abstract
-
Resumo:
O seguinte trabalho apresenta como tema a segurança contra incêndio aplicada a uma edificação de interesse histórico, sendo proposto o anteprojeto arquitetônico de reuso do antigo Grupo Escolar Augusto Severo, localizado na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, como pano de fundo para esta discussão. A proposta arquitetônica contempla a instalação do Centro de Extensão, Cidadania e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na referida edificação e, partiu de uma demanda real da instituição que na data da pesquisa desenvolvia o mesmo projeto em seu âmbito técnico-administrativo. No desenvolvimento do trabalho é proposto a aplicação da legislação local de proteção e combate contra incêndio e também a análise de risco de incêndio proposta pela metodologia do Programa Monumenta, a qual é adotada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) através dos seus Cadernos Técnicos. As duas questões apresentadas se diferem por se tratar a primeira de um modelo tradicional e prescritivo (aplicação estrita da lei), e a segunda de um modelo não prescritivo que procura critérios de desempenho da edificação para elencar as medidas de proteção a serem adotadas, portanto, o trabalho procura abranger na situação de projeto proposta tanto as questões legais, como também considerando o real risco que a edificação apresenta (de acordo com a metodologia escolhida). Estes riscos, no caso de prédios históricos, podem ser maiores que os normalmente associado as edificações contemporâneas devido a uma série de fatores, tais como a baixa compartimentação, falta de proteção passiva, uso de materiais com maior poder de combustão e adaptações diversas decorrente dos usos que a edificação apresentou ao longo de seu tempo. Após esta análise de risco será desenvolvido tanto o anteprojeto arquitetônico como o projeto básico de combate contra incêndio, em consonância com as interferências e demandas geradas pela questão da segurança contra incêndio e pânico na edificação de interesse patrimonial.
|
|
3
|
-
ANA CLAUDIA GONDIM FILGUEIRA
-
Proposta Arquitetônica para o Centro de Treinamento dos servidores do IFRN com base nos fatores de desempenho energético.
-
Advisor : RUBENILSON BRASAO TEIXEIRA
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ALDOMAR PEDRINI
-
MARCIO COTRIM CUNHA
-
RUBENILSON BRASAO TEIXEIRA
-
Data: Apr 28, 2014
-
-
Show Abstract
-
RESUMO: Ao longo dos últimos anos, devido ao processo de expansão de suas atividades, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), apresentou a necessidade da contratação de servidores para a Instituição. Esse processo de expansão do IFRN, política do Governo Federal, juntamente com o aumento de recursos humanos, demandou a construção de um local adequado no município de São Gonçalo do Amarante-RN, para o treinamento e qualificação e como forma de capacitação de seus servidores. Paralelamente a isso, é grande a preocupação demonstrada pelo Governo Federal no sentido de que suas obras sejam sustentáveis. Este trabalho trata dessa questão, ao desenvolver a concepção arquitetônica de um prédio público com ênfase na redução do consumo energético, através do estudo dos fatores de desempenho energético tais quais definidos por Carneiro (1988) e adaptados por esta autora. Sabe-se que as edificações residenciais, comerciais e públicas representam hoje cerca de 45% do consumo energético no Brasil. Diante disso, há que se considerar a redução desse consumo na edificação, e o papel dos profissionais, especialmente arquitetos, nessa questão. A participação mais efetiva nesse sentido no campo da arquitetura acontece na fase de projetação. Contudo, a solução arquitetônica aqui proposta vai além dos fatores de desempenho citados, uma vez que envolve outras questões, como a definição do conceito, do partido arquitetônico e a solução espacial propriamente dita. Nesse sentido, o projeto do Centro de Treinamento dos Servidores do IFRN (CTSIFRN), se torna particularmente adequado como objeto de estudo no Mestrado Profissional do PPGAU/UFRN, que se propõe a produzir pesquisas direcionadas à arquitetura, ao projeto e ao meio ambiente.
|
|
4
|
-
LUDMILA MAGDA VARELLA DE AZEVEDO FERNANDES
-
RECANTO DO VALE DO PIUM: CONDOMINIO DE HABITACOES COM ENFASE NO BAIXO IMPACTO AMBIENTAL E NO DESEMPENHO TERMICO DO AMBIENTE CONSTRUIDO
-
Advisor : ALDOMAR PEDRINI
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
ALDOMAR PEDRINI
-
EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
-
LOUISE LAND BITTENCOURT LOMARDO
-
Data: May 16, 2014
-
-
Show Abstract
-
Resumo: Este trabalho relata o processo projetual, de concepção até o projeto final, de um pequeno condomínio residencial do tipo lazer na região de Pium, Nísia Floresta/RN, com ênfase no baixo impacto ambiental, no conforto térmico e na qualidade espacial das habitações. O processo consistiu de revisão de literatura e de normas pertinentes, estudos de referências projetuais e programação arquitetônica. O desenvolvimento do projeto se deteve inicialmente na viabilização do empreendimento, com a definição do número de lotes, suas disposições no terreno, tamanho das habitações e localização das áreas comuns do empreendimento. Foram propostos dois tipos de casas (quatro unidades térreas e cinco duplex) para nove lotes, que atendem as premissas da programação arquitetônica. A concepção dos projetos arquitetônicos começou com o zoneamento dos ambientes em relação aos lotes, que resultou na pré-seleção de três alternativas, que foram avaliadas quanto à qualidade espacial e desempenho ambiental. O desenvolvimento dos esboços se deteve na envoltória condizente com as diretrizes bioclimáticas e na linguagem da proposta compatível com o sistema construtivo exequível de menor impacto ambiental, sendo eleita a madeira do tipo eucalipto. Na fase de anteprojeto, foi adotado o Regulamento Técnico da Qualidade para o nível de Eficiência Energética Edificações Residenciais (RTQ-R) para a avaliação das envoltórias, que resultou no atendimento aos critérios de desempenho térmico e nível de eficiência “B” para o primeiro ambiente analisado. Após pequenos ajustes, principalmente de esquadrias, o nível de eficiência subiu para “A”, demonstrando que as primeiras decisões projetuais contribuíram para a eficiência energética da envoltória das habitações. A proposta projetual final do condomínio contempla, além do projeto dos dois tipos de casas, o projeto dos equipamentos da área comum do condomínio (portaria, salão multiuso e setor de apoio e de serviços) e o memorial descritivo e de detalhes construtivos das habitações.
|
|
5
|
-
MARCELO DE MIRANDA MOURA
-
Rationalization of construction and pre-fabrication applied in the reality of institutional building
-
Advisor : JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
-
EDNA MOURA PINTO
-
WILSON FLORIO
-
Data: May 22, 2014
-
-
Show Abstract
-
Human activity on Earth has depleted natural resources and caused imbalances that are leading the planet to exhaustion. The building construction has to participate in these proceedings since the withdrawal of the nature feedstock to the impact of construction processes and operation of buildings.
It is important that the architecture also gives her contribution to generating friendly alternatives to the planet that causes less impact on their installation and operation. The building must be well established, use materials that allow reuse, refitting or recycling, and finally, has an economic operation grating to natural resources.
Thus, we developed a proposal for institutional use building to be built in the Central Campus UFRN, inserted within the limits of Biosciences Center, called Laboratories of Postgraduate CB, to house facilities on research, teaching and information storage.
The objective is the development of an architectural design project using the rationalization of construction, modular coordination and prefabricated elements. The result should propose a suitable solution that promotes less impact in the installation of work construction field, quickly and cleanly work and, as adapted to climate, offer comfort to its users, allowing the reduction of energy resources in its operation.
|
|
6
|
-
ADRIANA SBROGGIO DE SOUSA
-
TÍTULO: ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA PARA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN
-
Advisor : SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
-
LEONARDO SALAZAR BITTENCOURT
-
SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
-
VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
-
Data: May 28, 2014
-
-
Show Abstract
-
RESUMO
No processo de projeto de uma edificação devem-se considerar as variações climáticas da região, os condicionantes externos e a utilização dos recursos disponíveis na natureza, como o sol, a vegetação, a chuva e os ventos, para prover um ambiente construído com conforto ambiental e com gasto energético reduzido. Porém, a crescente urbanização, muitas vezes com uma ocupação de solo desordenada, vem desconsiderando esses conhecimentos e desrespeitando as características locais, reduzindo drasticamente as áreas verdes. Esta ocupação desordenada, associada à redução de espaços verdes, vem modificando os aspectos do clima e, consequentemente, prejudicando o conforto térmico dos usuários. Perante esse panorama nasceu o questionamento: Quais estratégias projetuais podem trazer melhores condições térmicas a uma edificação educacional situada em região de clima quente e úmido? Assim, diante de dois importantes assuntos, educação e conforto ambiental, a pesquisa justifica-se pelo fato de existir uma grande demanda nacional por ampliações e reformas nas suas redes públicas de ensino, mas que na maioria não oferece aos alunos espaços com qualidade para o bom desenvolvimento da aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um projeto para instituição de Ensino Fundamental com a aplicação dos conceitos da bioclimatologia, destacando o uso da vegetação como elemento regulador do clima. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, analisou-se soluções arquitetônicas e definiu-se o local. Na fase seguinte, denominada de compreensão, foram levantadas as leis, normas e os condicionantes ambientais. Posteriormente, foi definido o programa de necessidades e o desenvolvimento do projeto arquitetônico. A conclusão desse trabalho apresenta a definição de critérios e soluções para o emprego da vegetação, para projetos de arquitetura bioclimática em climas quente e úmido e contribui com um catálogo de espécies vegetais para as escolas da região metropolitana do Natal, RN.
|
|
7
|
-
MARCOLINA MARIA DE OLIVEIRA PIRES MARCELINO
-
"Arquitetura escolar Infantil modulada e flexível".
-
Advisor : BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
-
GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
-
LEONARDO SALAZAR BITTENCOURT
-
Data: May 29, 2014
-
-
Show Abstract
-
RESUMO
Com o passar dos anos, a política do governo federal é utilizar projetos padrões para edifícios escolares, na tentativa de agilizar as obras e reduzir déficit de vagas para o ensino. No município de Natal as escolas infantis destinadas a crianças de 0 a 6 anos, são denominadas Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI). As novas edificações são implantadas através de financiamento junto ao Governo Federal pelo Programa PROINFÂNCIA. Este disponibiliza três tipos de projeto: O “tipo A” deve ser fornecido pelo município interessado e aprovado pelo MEC. O “tipo B” é projeto padrão com capacidade para 120 alunos em tempo integral ou 240 em dois turnos e terreno com dimensões de 40 x 70m e “tipo C” também projeto padrão para 60 alunos em tempo integral ou 120 em dois turnos e terreno com dimensões de 35 x 45m. Com a escassez de terreno com dimensões maiores, algumas vezes é implantado o “tipo C” quando a necessidade é pelo “tipo B” devido à oferta de vagas. Neste sentido, este estudo tem a intenção de apresentar o anteprojeto de escola de educação infantil modulada e flexível com ênfase no conforto dos usuários. Portanto foram realizados estudos de conceitos, arquitetura escolar, tecnologias de construção, estudos de referências e visitas ao CMEI Fernanda Jales (PROINFÂNCIA “tipo B”). No entanto a proposta sintetiza o anteprojeto por módulos podendo ser implantado na sua totalidade ou por partes de acordo com a necessidade e características do lote.
|
|
8
|
-
MARIZE BRITO SILVA CAMARA DE QUEIROZ
-
TÍTULO:
AMPLIAÇÃO DO SETOR DE AULAS TEÓRICAS IV – UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental.
-
Advisor : EDNA MOURA PINTO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CLAUDIA TEREZINHA DE ANDRADE OLIVEIRA
-
EDNA MOURA PINTO
-
GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
-
VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
-
Data: May 30, 2014
-
-
Show Abstract
-
RESUMO
Nos últimos anos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem passando por um intenso processo de expansão, comum as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Os incentivos a UFRN se traduzem na ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, contratação de recursos humanos e adequação/ampliação dos espaços físicos. O foco da UFRN na área tecnológica no projeto REUNI, vem refletindo na expressiva ampliação da estrutura física da área do Centro de Tecnologia, onde o Setor de Aulas IV segue sendo o principal conjunto de salas que atende aos cursos da área tecnológica, na qual se evidencia a carência de salas de aula. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado, propõe um anteprojeto arquitetônico para ampliação do espaço físico desse setor, tendo como principais parâmetros: (i) a flexibilidade espacial que atenda aos variados números de alunos por turma; (ii) o conforto ambiental, utilizando os parâmetros e diretrizes construtivas para a Zona Bioclimática 8; (iii) as prescrições constantes nas normas da ABNT: NBR 9050:2004, NBR 15220-3:2003 e NBR 9077:2001. A proposta arquitetônica utilizou o gabarito máximo permitido pelo Plano Diretor do Campus Central da UFRN, quatro pavimentos, considerando a edificação existente (área igual a 7.413,95 m²) como pavimento térreo e a ampliação proposta distribuída em três pavimentos, com área em torno de 2.535,00 m² cada, perfazendo um total de 7.602,65 m² de área total construída.
|
|
9
|
-
CYNARA DE SA FERNANDES
-
TÍTULO: CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: proposta de um edifício educacional técnico profissionalizante para Parelhas/RN
-
Advisor : SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
-
NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
-
SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
-
VANESSA GOMES DA SILVA
-
Data: Jun 3, 2014
-
-
Show Abstract
-
RESUMO
Com o tema “a certificação ambiental de edificações como instrumento norteador para a elaboração de projeto arquitetônico”, o objetivo geral do presente trabalho foi projetar um edifício educacional ambientalmente sustentável baseado em diretrizes extraídas a partir da análise das certificações ambientais de edificações. A certificação LEED for Schools foi tomada como base para a pesquisa e a análise dos seus critérios de avaliação identificou a atuação do arquiteto em busca da sustentabilidade na edificação e permitiu destacar as premissas que possuem influência direta na concepção do projeto arquitetônico, seja na montagem do programa arquitetônico, na especificação de materiais, na orientação da edificação, etc. A partir daí foram identificadas as diretrizes de sustentabilidade capazes de influenciar e apoiar a concepção arquitetônica, que foram organizadas em oito grupos, de acordo com o momento da projetação ao qual se relaciona (programa de necessidades, implantação, estudo volumétrico e relações espaciais, relação interior x exterior, especificação de materiais, especificação de equipamentos, soluções verdes e paisagismo). Estabelecidas as diretrizes, foi dado início ao processo projetual, considerando os condicionantes ambientais, legais e funcionais, os conceitos definidos para o projeto e as diretrizes projetuais sustentáveis, procurando perceber a influência destas ao longo de todo o processo. O que se pode concluir é que as diretrizes sustentáveis se distribuem por toda a concepção arquitetônica, não ficando concentradas em um único momento do processo. É importante salientar que o arquiteto deve saber que existe essa influência da sustentabilidade no projeto arquitetônico, para avaliar como seu projeto pode absorver as diretrizes, considerando, sobretudo o lugar no qual a edificação vai se inserir. Na análise realizada, percebeu-se que as diretrizes sustentáveis não devem se sobrepor à contextualização da edificação ao seu lugar, mas sim se incorporar ao processo projetual, que se torna cada vez mais importante na busca pela sustentabilidade.
|
|
10
|
-
MARCELLI MONTEIRO MEIRA BASTOS
-
Hospital dia cirúrgico: do conceito e caracterização ao projeto de adaptação de uma edificação existente
-
Advisor : VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
FÁBIO OLIVEIRA BITENCOURT FILHO
-
NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
-
RONALD LIMA DE GOIS
-
VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
-
Data: Jun 5, 2014
-
-
Show Abstract
-
Resumo
Hospital Dia é definido pela Portaria nº 44 (SÃO PAULO. Secretaria Estadual de Saúde, 2001), como a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na Unidade por um período máximo de 12 horas Na área de assistência à saúde, a questão da “desospitalização” está em pauta, tendo em vista o alto custo da internação prolongada, além dos riscos a que os pacientes estão expostos no ambiente hospitalar. O presente trabalho objetiva levantar o programa de necessidades de um Hospital Dia Cirúrgico e aplicá-lo no projeto de reforma/reuso de uma edificação existente, onde funcionou uma clínica de cirurgia plástica na cidade de Natal/RN e que se encontra desativada. O reuso de edificações é cada vez mais comum dentro do conceito da sustentabilidade, sobretudo nas grandes cidades onde praticamente não há mais estoques de áreas livres para novas construções, a não ser pela demolição do patrimônio edificado pré-existente ou pela sua reciclagem, requalificação, reconversão ou retrofit. Os procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisa bibliográfica; estudos de referência diretos e indiretos; levantamento das condicionantes legais, através da análise da legislação vigente para a área e das normas para o tipo de projeto a ser desenvolvido; definição do programa de necessidades de um hospital dia cirúrgico; condicionantes climáticas da cidade objeto; reconhecimento da área do entorno da edificação objeto de intervenção; levantamento da edificação existente: digitalização das plantas fornecidas pelo arquiteto responsável pelo projeto original; conversa com o proprietário e visita técnica a edificação; elaboração da proposta de reforma/reuso, bem como escolha de materiais de acabamento pertinentes ao projeto. Por fim são apresentados os benefícios e dificuldades encontradas para se desenvolver uma proposta de reuso de uma edificação de uso hospitalar.
|
|
11
|
-
JOSÉ JÚLIO MELO MACHADO
-
Retrofit Energético em Edifícios de Interesse Histórico Estudos De Casos – Edifícios Modernistas em Natal.
-
Advisor : JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
-
GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
-
CLAUDIA MARIZ DE LYRA BARROSO KRAUSE
-
Data: Jun 9, 2014
-
-
Show Abstract
-
Este trabalho aborda a temática do retrotif aplicado em edificações pertencentes ao quadro da produção arquitetônica modernista com interesse histórico localizadas na área urbana da cidade de Natal. O Objetivo geral é identificar e compatibilizar procedimentos de retrofit e de preservação de patrimônio arquitetônico utilizando elementos de analise da expressão construtiva e parâmetros da Relação Custo Beneficio (RCB), estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A hipótese defendida é a de que através do estimulo ao exercício projetual de analise, em intervenções de retrofit, é possível se obter projetos com melhores resultados de RCB que contemplem os aspectos de preservação de patrimônio arquitetônico. Para tanto foram desenvolvidos fluxos de analise do processo e propostas soluções de intervenção de elementos e sistemas que procuram melhorar o desempenho energético da edificação, recuperando ou preservando os elementos arquitetônicos. As propostas de intervenções passam por simulações computacionais de desempenho através de sistemas como o DesignBuilder e Sun Tool. Os resultados energéticos foram convertidos no parâmetro de analise do RCB e comparados com as expressão construtivas do projeto nas fases pré e pois intervenção. A partir dos resultados, foi montado um gráfico que tem como resultado um comparativo entre o RCB e a expressão construtiva das intervenções simuladas.
|
|
12
|
-
SANDRA ALBINO RIBEIRO
-
ESQUINA EDIFÍCIO: Uma proposta arquitetônica para um edifício misto
-
Advisor : EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA
-
EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
-
GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
-
LUCAS FIGUEIREDO DE MEDEIROS
-
Data: Jun 30, 2014
-
-
Show Abstract
-
RESUMO:
Natal, como outras cidades metropolitanas brasileiras, sofreu nas últimas décadas uma forte transformação impulsionada pelo mercado imobiliário e pela indústria da construção civil. A produção de apartamentos em condomínios fechados vem crescendo e tornando cada vez mais comum, no cenário urbano, a presença de torres residenciais (com extensos muros e grades, fachadas cegas e guaritas) que favorecem o “desurbanismo”. Por outro lado, este tipo de empreendimento, o edifício multifamiliar, apresenta plantas baixas padronizadas as quais frequentemente são incoerentes com a diversidade de perfis dos usuários. A consequência disso são reformas e adequações nos apartamentos após a entrega da obra. Diante deste contexto, elaborei uma proposta arquitetônica, que é apresentada nesta dissertação, como alternativa a essa modalidade de produção que está se tornando dominante no Brasil e em outros países. Dois conceitos nortearam esta proposta: a) o conceito de urbanidade cujo objetivo no projeto arquitetônico é favorecer a percepção do outro (por copresença e/ou cociência) através da permeabilidade, acessos e passagens entre o edifício e o entorno. A maneira como os cheios (barreiras) se estruturam com os vazios foi trabalhada de modo que definissem propriedades espaciais cuja intenção é facilitar o encontro e a diversidade entre moradores e entre estes e os de fora, no entanto sem desconsiderar o problema da violência urbana e, consequentemente a importância da promoção de segurança para os usuários. b) o conceito de flexibilidade a fim de possibilitar ao consumidor final o desmembramento da unidade habitacional em duas e, em especial, a participação e ou escolha na concepção do arranjo interno e da definição dos acabamentos do seu apartamento. Tudo isto durante a construção do empreendimento e ao longo da sua vida útil, favorecendo assim o potencial de diversidade (grupos sociais), adaptabilidade a fases distintas da vida e durabilidade do edifício.
|
|
13
|
-
CAROLINA FARIA MELO CYSNEIROS
-
Título: PROJETO ARQUITETÔNICO DE UM EDIFÍCIO CORPORATIVO COM ÊNFASE NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
-
Advisor : BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
-
MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
-
MARIA LÚCIA GONDIM DA ROSA OITICICA
-
NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
-
Data: Jul 17, 2014
-
-
Show Abstract
-
Resumo:
Com o objetivo principal de elaborar um projeto arquitetônico de um edifício corporativo com ênfase na sustentabilidade ambiental consubstanciada na aplicação de critérios decorrentes de um método de avaliação de desempenho, foram definidos como princípios norteadores da concepção arquitetônica a sustentabilidade, a flexibilidade e a conectividade. A metodologia do projeto consistiu na identificação de ações de sustentabilidade ambiental reunidas numa agenda específica para a edificação corporativa proposta a serem seguidas durante as etapas do processo de concepção da mesma. Para definir as ações de sustentabilidade foram usados como referências os critérios de avaliação do Manual Selo Casa Azul. O universo de estudo foi o bairro de Tirol na cidade de Natal/RN, onde se situa o local escolhido para a implantação do projeto. Como a intenção não foi de alcançar um alto nível de detalhamento técnico, mas representar o projeto de modo a ser compreendido, detalhando os pontos necessários ao entendimento principalmente das soluções sustentáveis empregadas, este exercício projetual foi desenvolvido no nível de anteprojeto de arquitetura. Ao final do processo pode-se concluir que não existe um caminho definido ou uma fórmula para projetar um edifício sustentável e que cabe a figura do arquiteto definir as ações de sustentabilidade relacionadas ao tipo e características da edificação projetada e transformar essas ações em soluções projetuais distribuídas durante todo o processo de concepção arquitetônica.
|
|
14
|
-
HAROLDO MARANHÃO BEZERRA CABRAL DE BRITTO
-
Título: Centro Cultural Capitania das Artes – CCCA
-
Advisor : NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
-
COMMITTEE MEMBERS :
-
HEITOR DE ANDRADE SILVA
-
JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
-
MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
-
NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
-
Data: Jul 21, 2014
-
-
Show Abstract
-
RESUMO:
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de arquitetura em nível de estudo preliminar para a requalificação e ampliação do edifício sede da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE), localizado no Centro Histórico de Natal - RN. A FUNCARTE, instituição responsável pela politica cultural do município de Natal, almeja criar anexo ao seu atual edifício uma nova construção. Juntos, anexo e edificação preexistente, irão abrigar o Centro Cultural Capitania das Artes (CCCA). A partir do programa solicitado por esta instituição, foi então desenvolvido o estudo preliminar do CCCA. Por tratar-se de uma intervenção arquitetônica de adição de nova edificação a um edifício preexistente tombado em nível estatual e situado em área tombada como patrimônio cultural nacional, queremos aproveitar esta ocasião para produzir uma reflexão projetual acerca das praticas de inserção de arquitetura contemporânea em área de valor patrimonial, cujo tema ainda hoje provoca calorosos debates no campo da preservação. Afinal, os princípios metodológicos e teóricos que dão suporte as intervenções de restauro, devem ser reinterpretados para a preservação dos bens culturais, independente da época em que estes foram construídos. Este percurso projetual, será feito com uma abordagem teórica conceitual que toma como referencia noções da preservação ligadas a vertente italiana do restauro “crítico conservativo e criativo” e também das posturas classificadas como de “continuidade e justaposição contextual”, de modo a embasar as decisões arquitetônicas a serem adotadas no desenvolvimento deste estudo preliminar, com respeito aos aspectos materiais, documentais e formais do edifício preexistente e contexto histórico.
Palavras-chave: Projeto arquitetônico, Intervenção no Patrimônio histórico, Arquitetura contemporânea.
|
|