HABILIDADES CULINÁRIAS: IMPACTO DE SEU DESENVOLVIMENTO E ESTUDO DE FATORES ASSOCIADOS EM UNIVERSITÁRIOS
Habilidades culinárias; graduação; nutrição
Habilidades culinárias são definidas como o conhecimento individual, a confiança e a atitude necessárias para executar tarefas culinárias, envolvendo o planejamento, compras e preparo, que têm sido estudadas como uma estratégia para melhorar a dieta e a saúde. Esta tese teve como objetivo analisar a influência do desenvolvimento das habilidades culinárias sobre o estado nutricional e dieta, bem como caracterizar as habilidades culinárias e identificar variáveis associadas em estudantes universitários. Para desenvolver essa tese, foram realizados dois subestudos. O primeiro teve como objetivo avaliar se o desenvolvimento de habilidades culinárias influencia o estado nutricional e a dieta de adultos saudáveis. Este sub-estudo foi elaborado conforme as diretrizes do Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses protocols (PRISMA-P) e foi registrado no banco de dados do International prospective register of systematic reviews (PROSPERO: CRD42022385234). As estratégias de busca serão desenvolvidas com base na combinação de descritores e executadas nas bases de dados PubMed, Embase, Scopus, Web of Science e SciELO. Serão incluídos apenas estudos de intervenção que relacionem habilidades culinárias a desfechos alimentares. A qualidade metodológica dos estudos será avaliada utilizando o Cochrane risk of bias in non-randomized studies - of interventions (ROBINS-I) e a ferramenta Cochrane risk-of-bias para ensaios clínicos randomizados (RoB 2). A estrutura Grading of recommendations assessment, development, and evaluation (GRADE) será empregada para avaliar a qualidade das evidências. O segundo subestudo, teve como objetivo caracterizar as habilidades culinárias e identificar variáveis associadas em estudantes universitários. Trata-se de um estudo transversal, com coleta de dados entre outubro de 2020 e março de 2021. Participaram estudantes universitários (n=1.203) de duas instituições federais, a Universidade Federal de Alagoas - UFAL e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. O Questionário Brasileiro de Avaliação de Habilidades Culinárias e Alimentação Saudável foi utilizado para avaliar as habilidades culinárias. O questionário foi enviado para e-mails institucionais e por meio de links diretos nas redes sociais e respondido online. Até o momento, o primeiro subestudo resultou na submissão do protocolo da revisão sistemática que é uma etapa do desenvolvimento da revisão. Em relação ao segundo subestudo, a maioria dos estudantes (63,6%) apresentou alta habilidade culinária, 35,6% habilidade culinária intermediária e 0,8% baixa habilidade culinária. Regressões logísticas mostraram que os alunos que declararam não ter aprendido a cozinhar sozinhos/internet/livros/programas de TV (AOR = 1,60; IC 95% = 1,175-2,17) eram mais propensos a ter habilidades culinárias baixas/intermediárias. A alta disponibilidade e acessibilidade de frutas, verduras e legumes (AOR = 0,29; IC 95% = 0,18-0,49) e o alto conhecimento de termos e técnicas culinárias foram inversamente associados a baixas/intermediárias habilidades culinárias (AOR = 0,42; IC 95% = 0,32-0,56). Gênero, idade e tempo disponível para cozinhar não foram associados às habilidades culinárias. Conforme os resultados apresentados nos subestudos desenvolvidos é visível a importância da sistematização do conhecimento para a compreensão das habilidades culinárias não apenas como uma ferramenta terapêutica na presença de patologias, mas também como uma estratégia de prevenção à saúde e a necessidade de medidas de políticas públicas voltadas aos universitários estudados que devem proporcionar instrução sobre preparo de alimentos, fomentar o conhecimento culinário, incentivar e favorecer a disponibilidade e acessibilidade de frutas, verduras e legumes, impactando positivamente na qualidade da alimentação e na saúde. A tese resultou no artigo publicado na revista “Plos one” intitulado: “Can the development of cooking skills influence nutritional status and diet in healthy adults? A systematic review and meta-analysis protocol” e no artigo publicado no periódico “Nutrients” intitulado: “Cooking skills and associated variables in public university students from Northeast Brazil”.