Recomendações nutricionais baseadas em evidências para manutenção ou restauração do estado nutricional em pacientes com ELA: uma revisão sistemática
esclerose amiotrófica lateral; terapia nutricional; qualidade da assistência à saúde.
Introdução: A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa caracterizada pela degeneração dos neurônios motores. As intervenções nutricionais na ELA são essenciais e devem ser baseadas em evidências científicas para influenciar positivamente o estado nutricional, a qualidade de vida e o tempo de sobrevida. Esta revisão sistemática tem como objetivo apresentar uma síntese de recomendações baseadas em evidências para apoiar cuidados nutricionais adequados para pacientes com ELA.
Métodos e análise: A busca foi realizada através do PubMed/MEDLINE, Excerpta Medica Database (Embase), Scopus, SciELO, Web of Science, LILACS, ScienceDirect, Google Scholar e busca manual. Incluímos diretrizes de prática clínica e revisões sistemáticas para responder à questão de pesquisa: Quais são as recomendações nutricionais baseadas em evidências para manter ou restaurar o estado nutricional de pacientes com ELA? Esta revisão sistemática foi desenvolvida pelo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols (PRISMA-P). A declaração AGREE II foi utilizada para avaliar a qualidade das evidências e a força das recomendações.
Resultados: A estratégia de busca eletrônica identificou 461 estudos. Destes, 11 foram incluídos nesta revisão (7 diretrizes e 4 revisões sistemáticas). As pontuações gerais do AGREE-II para os estudos incluídos variaram entre 3 e 7. O resumo das recomendações nutricionais foi organizado em cinco tópicos: 1) Disfagia; 2) Energia; 3) Proteína; 4) Suplementação; e 5) Gastrostomia Endoscópica Percutânea (PEG).
Conclusão: Esta revisão resumiu recomendações nutricionais relevantes e atualizadas para manter ou restaurar o estado nutricional de pacientes com ELA, contribuindo para qualidade de vida e tempo de sobrevida. Estas recomendações nutricionais ajudarão os profissionais de saúde e cuidadores na implementação e padronização dos cuidados nutricionais de acordo com a prática baseada em evidências na ELA. Esta revisão servirá de base para a seção de nutrição da primeira diretriz brasileira para cuidado multidisciplinar na ELA.