O Papel da estratégia de ensino “Imitating Art” como prática inovadora nas ciências da saúde
Educação médica, criatividade, aprendizagem
Pouco se sabe sobre as melhores práticas para o ensino e a aprendizagem criativa. Nossa hipótese é que habilidades criativas podem ser avaliadas e implementadas a partir de atividades ativas específicas, desenhadas com objetivo de trazer feedback imediato ao aluno que é ator e aprendiz simultaneamente, no processo de construção de conhecimento. Estudo descritivo-exploratório que explora, observa, descreve e classifica as dimensões de uma estratégia de ensino e aprendizagem em cursos de graduação universitária aplicada em 120 alunos. A participação dos alunos deu-se em duas etapas: primeiramente com o envolvimento direto em uma estratégia de ensino denominada “Imitating Art” e no preenchimento de um questionário com o objetivo de identificar seus componentes conceituais e aplicabilidade. O instrumento continha questões do tipo fechadas, abertas e mistas. A estratégia foi estruturada, avaliada e repensada de acordo com a interatividade com os grupos docente e discente em caráter de avaliação observacional, utilizando-se triangulação de dados para tomada de decisões quanto às modificações necessárias para alcançar os objetivos da atividade de diagnóstico e ensino. A idade média dos envolvidos foi de 21,5 anos, sendo 36 (30%) homens e 84 (70%) mulheres. 56 alunos (46,66%) referiram estar participando de uma estratégia ativa pela primeira vez; 20 alunos (16,66%) participaram de atividades ativas na universidade e 4 alunos (3,33%) tiveram experiências semelhantes no ensino médio. 40 alunos (33,33%) não souberam identificar experiência semelhante no seu passado educacional. 39 alunos (32,50%) avaliaram a estratégia como excelente; 72 (60,00%) como uma boa experiência e 09 (7,50%) como regular, sinalizando que a estratégia atingiu seus propósitos. 108 respostas da questão aberta tiveram o seu conteúdo avaliado e foi possível identificar unidades de registro distribuídas por 24 Núcleos de pensamento. Dentre esses, foram eleitos os Núcleos que se referem à Caracterização da estratégia como criativa e A estratégia como promotora de trabalho em grupo. No primeiro núcleo de pensamento, 50 alunos (46,29%) geraram 58 unidades de registro que se reportavam a atividade como uma estratégia criativa. O “Imitating Art”1 se apresenta como uma estratégia que trabalha entre outros aspectos a criatividade e o trabalho em grupo, com características de ferramenta diagnóstica e instrutiva, favorecendo um suporte para atividades cognitivas e atitudinais. Colabora com aprendizagem dinâmica, permitindo ao professor participar do mundo de dificuldades experimentadas pelos alunos frente a suas realidades profissionais.