A presença da produção científica em Psicologia na formação de psicólogos do Rio Grande do Norte
produção científica em Psicologia, análise de referências; graduação em Psicologia; planos de ensino.
A presente pesquisa objetivou analisar a presença da produção científica nacional em Psicologia na formação graduada de psicólogos no Rio Grande do Norte. Para tanto, focalizou-se as referências bibliográficas contidas em planos de ensino de disciplinas ligadas ao núcleo comum dos cursos, ministradas em 2011 em três cursos de Psicologia do estado. A análise do material deteve-se em aspectos bibliográficos da produção, tais como vinculação dos autores a PPGs, ano, nacionalidade, tipo de material, eixo estruturante da disciplina em que foi citado, dentre outros. Os resultados revelaram que a produção nacional é predominante em todos os cursos, sendo, em sua maioria, oriunda de PPGs de Psicologia. Dentre estas, prevalecem publicações provenientes de programas localizados no Sudeste, com destaque para a PUC-SP; são recentes (maioria da década de 2000) e compostas, predominantemente, por livros (organizações e textos integrais). Quanto à distribuição da produção dos PPGs de Psicologia pelos eixos estruturantes, verifica-se que a mesma supera a produção estrangeira somente nos eixos C (procedimentos de investigação científica e prática profissional) e eixo F (práticas profissionais). Diante disso, conclui-se que a produção de Psicologia encontra-se, sim, na graduação, mas de modo moderado, na medida em que divide espaço com publicações estrangeiras e de outras áreas do saber. Por um lado, isso se mostra positivo, tendo em vista a importância de diversas obras estrangeiras e de outros campos para a construção do conhecimento em Psicologia; por outro, revela que a produção da área entra na graduação de modo menos expressivo que o seu crescimento, indicando que há lacunas no desenvolvimento de alguns domínios investigativos da Psicologia nacional.