A Formacao de Professores de Matematica: implicacoes das concepcoes de docentes do Ensino Superior acerca da matematica e da educacao
Formação de Professores; Educação Matemática; Teoria Histórico-Cultural; Ensino Superior; Fracasso Escolar; Mediação Pedagógica
Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções sobre matemática e sobre educação dos professores universitários dos cursos de licenciatura em matemática em Instituições de Ensino Superior. Esse estudo se fundamenta na Teoria Histórico-Cultural, focando nas relações entre significados e sentidos atribuídos à educação matemática. A pesquisa leva questionamentos de levantamentos anteriores sobre o elevado índice de fracasso escolar na matemática do ensino básico, identificando a desarticulação entre o ensino dos conceitos matemáticos e a mediação pedagógica como fatores determinantes. Os dados foram coletados com o uso de entrevistas semi-estruturadas com docentes de duas Instituições de Ensino Superior (uma no nordeste e outra no sudeste do Brasil). Essas entrevistas foram examinadas utilizando a ferramenta de Núcleos de Significação, de Aguiar & Ozella. Os resultados preliminares indicam que as concepções de matemática e educação dos professores influenciam de forma expressiva o processo formativo dos licenciados, que já carregam concepções
prévias de sua escolarização básica, e isso reflete diretamente na dificuldade de integração entre a matemática pura e a licenciatura em matemática. Tais concepções mostram uma formação fragmentada, que afeta a apropriação do saber matemático e a construção de sentido pelos alunos. Embora os participantes desta pesquisa tenham apresentado falas que buscam articular a matemática e a educação, assim como considerarem a matemática como uma ferramenta humana, os desafios dessa articulação ainda apontam para estruturas universitárias engessadas, representativas de dinâmicas formativas que prezam pelo número de concluintes e não pela qualidade de sua formação. Por isso, cabe às instituições formadoras contribuir para a construção de sentidos sobre matemática e sobre educação, de maneira a articular essas duas áreas do saber, para que seja possível combater os altos índices de fracasso escolar e visualizar novos horizontes para a aprendizagem matemática brasileira.