CONTEXTO SOCIOEDUCACIONAL E AVALIACAO DO DESENVOLVIMENTO FUNCIONAL E COMPORTAMENTO ADAPTATIVO DE CRIANCAS COM SINDROME CONGENITA DE ZIKA (SCZ): Contribuicoes para a intersetorialidade entre a educacao e saude
Síndrome Congênita de Zika; Microcefalia; Avaliação
Em 2016, a relação entre a epidemia do vírus Zika e o aumento de casos de microcefalia no Brasil foi confirmada, especialmente na região Nordeste. Essa condição, denominada Síndrome Congênita do Zika (SCZ), afeta gravemente o desenvolvimento neurológico das crianças, resultando em microcefalia e outras complicações. Além disso, famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica enfrentam desafios sociais e econômicos, enquanto as crianças apresentam atrasos no desenvolvimento cognitivo e de linguagem, gerando novos desafios para o sistema educacional. O objetivo deste estudo é examinar o impacto da SCZ no desenvolvimento infantil e nos contextos escolar e familiar. A metodologia da tese divide-se em três etapas: um estudo teórico, um estudo empírico e uma proposta de intervenção. O primeiro estudo consiste em uma revisão sistemática sobre o processo de avaliação do neurodesenvolvimento de crianças com SCZ, seguindo as diretrizes PRISMA para garantir transparência e rigor metodológico, com o uso de bases de dados internacionais e descritores em inglês. O segundo estudo, de natureza empírica, avaliou o desempenho funcional e o comportamento adaptativo de 25 crianças com SCZ matriculadas em escolas da Região Metropolitana do Recife, utilizando a Escala Vineland-3. Entrevistas com pais e professores também foram realizadas para analisar o impacto socioeconômico e os desafios enfrentados no ambiente escolar. A análise dos dados foi feita por meio de clusters, permitindo identificar diferentes perfis funcionais entre as crianças. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, e seus resultados têm o potencial de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e intervenções educacionais e de saúde voltadas às crianças afetadas pela SCZ.