“O COMPLEXO DE ANIMAÇÃO COMO INDICADOR DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL”
psicologia histórico-cultural; infância; reflexologia; complexo de animação.
A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar o conhecimento existente sobre o conceito de complexo de animação e suas possíveis contribuições enquanto indicador do desenvolvimento infantil. O conceito de complexo de animação é empregado pela psicologia histórico-cultural para abordar o desenvolvimento psicológico de lactentes. Nesta abordagem, ele indica a passagem do período de crise ‘pós-natal’ para o período de maior estabilidade do ‘primeiro ano’ e sinaliza para a emergência da forma mais evoluída da atividade principal desta fase, que é a comunicação emocional direta. A manifestação do complexo de animação ocorre por volta dos dois a três meses de vida quando, em resposta a interação com o adulto, o bebê apresenta um conjunto de comportamentos que indicam seu interesse na atividade comunicativa: movimentos corporais animados, sorriso, sons e concentração do olhar no adulto. Assim, complexo de animação assume o papel de indicador do desenvolvimento do lactente e, portanto, é importante compreender como ele e seus componentes se desenvolvem para pensar em ferramentas de avaliação e intervenção nesta fase. Para alcançar o objetivo proposto por esta pesquisa, foram delineados três estudos teóricos que pretendem contribuir para ampliar a compreensão acerca do complexo de animação. O primeiro deles busca traçar a gênese do conceito de complexo de animação e sua inserção na psicologia histórico-cultural, o segundo estudo compila como o conceito de complexo de animação tem sido compreendido e utilizado e o último sumariza a compreensão sobre o complexo de animação a partir de revisão das publicações mais recentes acerca do processo de desenvolvimento de seus componentes.