TRABALHO, VIDA FORA DO TRABALHO E APOSENTADORIA: UM ESTUDO COM DOCENTES
significado do trabalho; transição trabalho-aposentadoria; esferas de vida; atividade docente; triangulação de
dados.
O estudo que apresentamos tem como campo a deliberação sobre o prolongamento da vida laboral frente à
possibilidade de aposentadoria. Pretende investigar, entre docentes, a dinâmica do sistema de atividades
(domínio profissional, familiar, pessoal e social) disparada pela transição trabalho-aposentadoria, com o objetivo de analisar o significado dado ao trabalho e aperfeiçoar abordagem de orientação ao planejamento da aposentadoria. Partimos da tese de que o significado do trabalho não está restrito à esfera profissional podendo ser encontrado em outros domínios de vida. Nessa direção, utilizaremos o modelo de análise do Sistema de Atividades que se inscreve no referencial teórico da Psicologia Social do Trabalho. Participarão 14 docentes que declararam intenção de continuar trabalhando em um estudo prévio, selecionados por uma amostragem de casos típicos. Trata-se de um estudo longitudinal. Sendo a metodologia de pesquisa-ação, os dados serão gerados a partir de experiências diretas dos participantes, sendo construídos por meio de um dispositivo metodológico de triangulação de métodos: o protocolo ISA (Inventário do Sistema de Atividades), traduzido e adaptado para essa população; a auto-observação das atividades cotidianas; e entrevistas individuais semiestruturadas. A análise temática foi o método utilizado para identificar, analisar e relatar os temas existentes nos dados, considerando categorias a priori a partir do modelo do sistema de atividades. Pretendemos assim, uma compreensão mais aprofundada da atividade docente, bem como avançar na formulação teórica do campo com o estudo da transição trabalho-aposentadoria experimentando o ISA como um instrumento de intervenção facilitador desse processo.