Trabalhando com grupos de portadores de Diabetes Mellitus: como promover ações educativas?
Diabetes Mellitus; Educação em saúde; Educação popular; Grupos
A Educação Popular em Saúde, em sua dimensão libertadora, remete indivíduos e grupos à troca de saberes e experiências, permitindo-lhes associar a saúde ao resultado das suas condições de vida. Sob essa ótica, trabalhadores e usuários da saúde são sujeitos do processo educativo. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal identificar as principais características sócio afetivas e promover ações educativas em portadores de Diabetes Mellitus (DM) em uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Oeste, no município de Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa-ação onde será utilizado para a dinamização de dois grupos educativos, com reuniões periódicas mensais, o referencial teórico da Teoria da Educação Libertadora, que tem como base uma pedagogia problematizadora, emancipadora e que valoriza o diálogo no processo de compreensão de si mesmo e do mundo. Cada grupo têm em média quinze participantes e as ações serão organizadas no salão da unidade, utilizando-se rodas de conversa, dinâmicas de grupo, narrativas de vida, relatos de experiências, discussões de filmes, músicas regionais, cirandas, explicitação de saberes, desejos, limitações, crenças e valores socialmente construídos. As informações serão obtidas através de rodas de conversas e analisadas por meio da técnica de análise categorial temática, segundo Bardin. Provavelmente, a partir deste estudo, emergirão palavras, expressões, categorias, temas e situações criativas para o aperfeiçoamento da construção de práticas saudáveis.