TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE O PLANO DE PARTO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: PROMOÇÃO DA AUTONOMIA DA PESSOA QUE GESTA
Plano de parto. Acesso à Atenção Primária. Tecnologia Educacional.
A autonomia da pessoa que gesta assume a estrutura angular em que se amparam as boas práticas em obstetrícia, neste sentido, o Plano de Parto (PP) emerge como instrumento social, capaz de avigorar princípios estruturantes na bioética, ao enaltecer a participação ativa da família no processo de parturição. Esta pesquisa objetiva construir uma tecnologia educacional sobre o plano de parto para os profissionais da Atenção Primária à Saúde.Trata-se de uma produção tecnológica baseada no Design Instrucional Contextualizado (DIC), desenvolvida a partir de uma pesquisa metodológica, com abordagem mista. Neste sentido, o estudo será realizado conforme as etapas do DIC, adaptadas para este estudo, a saber: análise (etapa 1: scoping review e estudo qualitativo), desenvolvimento (etapa 2: estruturação do conteúdo da tecnologia educacional com recursos educacionais abertos sobre o plano de parto), validação (etapa 3: validação de conteúdo conforme critérios de Pasquali et al, 2010), implementação (etapa 4: apresentação da tecnologia educacional aos profissionais com expertise em Saúde Materno-Infantil por um link, via email) e análise de impacto (etapa 5: estudo quase experimental, com pré-teste e pós teste). Espera-se ao final do estudo desenvolver uma tecnologia educacional sobre o plano de parto para os profissionais da Atenção Primária em Saúde. Como impacto possível para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e para o Sistema Único de Saúde, destacamos a possibilidade de implantar, de fato, o PP na rede de atenção a saúde da mulher no município de Parelhas, Rio Grande do Norte, uma vez que, a coleta de dados possibilitará o surgimento de reflexões que norteiem a construção do “percurso de atenção e proteção” a pessoa que gesta no município estudado. A relevância científica e social dessa pesquisa inclui a oportunidade para visualizar e compreender as elaborações dos profissionais que prestam assistência a pessoa que gesta em seu ciclo gravídico-puerperal, as quais edificarão a base para construção da tecnologia educacional. Por fim, a presente investigação pretende preencher uma lacuna ainda pouco explorada na literatura brasileira: a ausência de tecnologias educacionais validadas e contextualizadas para apoiar o uso do plano de parto na Atenção Primária à Saúde. Ao unir fundamentos da bioética, da educação em saúde e das tecnologias digitais, propõe-se um produto científico inovador que articula o cuidado humanizado com processos formativos baseados em evidências.