Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLE DIAS GUEDES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABRIELLE DIAS GUEDES DE SOUZA
DATA : 20/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS/RN.

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Permanente em Saúde; Pesquisa-ação; Planejamento estratégico situacional.

 


PÁGINAS: 42
RESUMO:

Educação é parte indissociável do processo de trabalho na saúde, seja parte do processo de cuidado, de gestão, de formação ou qualificação. Para atender as múltiplas faces do campo da saúde, é de grande relevância que os serviços tenham um equipamento que trabalhe para o desenvolvimento das habilidades dos profissionais, de maneira que contribua para a formação e qualificação dos profissionais da saúde. O saber se constrói na coletividade, no compartilhamento de saberes e experiências dos diversos atores que compõem o processo do cuidar em saúde. Investir no incentivo a qualificação dos servidores, assim como estreitar parcerias com as instituições de ensino, a fim de promover participação no ensino, pesquisa e extensão, impulsiona os futuros profissionais de saúde a pautar suas atividades de acordo com as necessidades da população e dos serviços. Fica a reflexão: como a estruturação de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP), dentro da Secretaria Municipal de Saúde, poderia auxiliar na qualificação e formação dos profissionais da área da saúde? Implantar o núcleo de educação permanente em saúde, na secretaria municipal de saúde de Currais Novos/RN é o objetivo desse estudo, através da sensibilização da gestão, dos responsáveis técnicos dos equipamentos de saúde e do Conselho Municipal de Saúde (CMS), para entendimento e apoio a implantação do núcleo de educação permanente; elaboração do plano de ação para implantação do NEP; e a entrega da proposta através de apresentação de seminário. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo,que usa a pesquisa-ação como delineamento e que usa o método do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Serão realizados encontros quinzenais, entre presencial e on line, via Google Meet, para realização dos 4 momentos do PES, normativo, estratégico, tático-operacional e explicativo. Os dados serão analisados a partir dos instrumentos tempestade de ideias, matriz GUT, árvore de problemas e matriz 5W2H, e para a análise das falas gravadas no momento do Brainstorm utilizaremos a análise de conteúdo de Bardin.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.578.944-** - GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - Fiocruz - RJ
Interna - 1101781 - LANNUZYA VERÍSSIMO E OLIVEIRA
Externa à Instituição - MARIA RITA DE CASSIA MACEDO
Notícia cadastrada em: 08/08/2025 20:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao