QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DA CRIANÇA NO BRASIL
Saúde da Criança; Avaliação da qualidade dos cuidados de saúde; Atenção Primária à Saúde.
A atenção à saúde da criança se configura como alvo de preocupação pelos políticos, gestores e profissionais da saúde. Objetivo: Analisar a qualidade da assistência à saúde da criança no Brasil, a partir da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade – Atenção Básica (PMAQ-AB). Método: Trata-se de um estudo seccional que teve como unidade de análise todas as equipes de saúde no Brasil avaliadas pelo PMAQ-AB. A qualidade foi medida em três dimensões, cada uma gerando um indicador de qualidade: resolutividade, processo de trabalho e infraestrutura. Foram escolhidos critérios de qualidade da avaliação externa para dimensões citadas que foram ponderados pela técnica de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera o seu poder discriminatório. Foi criado o indicador de qualidade da Saúde da Criança através do agrupamento das dimensões avaliadas, tanto o indicador quanto as dimensões foram classificadas como boa, regular ou ruim. A qualidade da assistência à saúde da criança foi analisada em relação à sua associação com um indicador contextual, o IDH, a partir regressão de Poisson multinível, com significância de 5%. Resultados:Evidenciou-se baixa qualidade na assistência à saúde da criança no Brasil, entretanto observa-se que tanto a nível nacional quanto por regiões brasileiras, a assistência à saúde da criança, consegue ser resolutiva, também mostra um déficit no desenvolvimento do processo de trabalho voltado a assistência à saúde da criança, e em relação a infraestrutura ocorre a prevalência de boa qualidade, destacando-se a região Nordeste com o maior números de equipes com boa infraestrutura. Conclusões: O estudo demostrou que a assistência à saúde da criança no Brasil ainda se encontra aquém do esperado e que o desempenho dos serviços de APS avaliados devem ser aprimorados com o fortalecimento do componente processo de trabalho.