ANÁLISE DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE BUCAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO BRASIL A PARTIR DOS CICLOS DO PROGRAMA DE MELHORIA DO ACESSO E QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ/AB)
Saúde Bucal; Avaliação da qualidade dos cuidados de saúde; Atenção Primária à Saúde
Apesar dos avanços alcançados na atenção primária nos últimos anos, ainda são identificados problemas em relação a acesso, acolhimento, resolutividade e qualidade da assistência, especialmente se considerarmos nesse cenário a saúde bucal. O objetivo desta pesquisa é analisar a qualidade da saúde bucal na Atenção Primária em Saúde (APS) no Brasil e identificar os fatores contextuais socioeconômicos associados, a partir da avaliação externa do segundo ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade – Atenção Básica (PMAQ-AB). Trata-se de um estudo seccional que terá como unidade de análise todas as equipes de saúde bucal no Brasil avaliadas pelo PMAQ-AB. A qualidade será medida em cinco dimensões, cada uma gerando um indicador de qualidade: acesso e acolhimento, resolutividade, processo de trabalho, coordenação do cuidado e infraestrutura. Serão escolhidos critérios de qualidade da avaliação externa para serem agrupados nas dimensões citadas e que serão ponderados pela técnica de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera o seu poder discriminatório. Cada dimensão será classificada como boa, regular ou ruim e o indicador de qualidade da Saúde Bucal será o agrupamento das cinco dimensões avaliadas. A qualidade da assistência à saúde bucal será analisada em relação à sua associação com indicadores contextuais como IDH, proporção de abastecimento de água e renda per capita, a partir de análise bivariada e análise múltipla pelo teste do Qui-quadrado de Pearson e regressão logística multinomial, respectivamente, com significância e 5%. Espera-se com este estudo trazer contribuições para o planejamento e avaliação das atividades relacionadas à saúde bucal na APS.