Desempenho de estudantes no ENSINO PRESENCIAL vs ENSINO REMOTO
Ensino remoto, Aulas de matemática, Ensino síncrono e assíncrono, Plataformas digitais (YouTube, Google Meet) Preferências dos alunos, Educação digital, Formação de professores.
A pandemia da COVID-19 acelerou a necessidade de adaptação ao ensino remoto, revelando desafios significativos, como a falta de treinamento e a necessidade de integração de novas tecnologias pelos professores. Este trabalho explora a eficácia de diferentes tipos de aulas de matemática, nas formas síncrona e assíncrona, que, excetuando-se pelas aulas de forma presencial, foram amplamente utilizadas no período pandêmico. Este trabalho focou em fazer a comparação entre esses tipos de aula, que nas formas remotas foram viabilizadas por meio das seguintes plataformas: YouTube, Google Meet, Google forms e whatsapp. Os resultados foram obtidos, por meio de atividades avaliativas, enquetes, questionário e vasta pesquisa bibliográfica, que permitiram uma visão geral panorâmica das aulas aqui investigados.
A análise das preferências dos alunos mostrou uma clara preferência pelas aulas presenciais, que proporcionam maior interação e concentração. No entanto, as aulas remotas, especialmente aquelas gravadas e disponibilizadas no YouTube, mostraram-se vantajosas em termos de flexibilidade, permitindo que os alunos revisassem o conteúdo no seu próprio ritmo. Apesar disso, as aulas presenciais ainda demonstraram melhores resultados em termos de aprendizado e engajamento, principalmente devido à interação direta entre professores e alunos.
Os resultados indicam que, embora as tecnologias digitais ofereçam oportunidades valiosas para enriquecer o ensino, elas ainda enfrentam desafios significativos, como a necessidade de melhor treinamento para os professores e a superação de barreiras técnicas. A dissertação conclui que uma combinação equilibrada entre aulas presenciais e digitais pode ser a chave para um ensino de matemática mais eficaz e adaptado às necessidades dos alunos na era digital. O desenvolvimento de guias práticos e a continuidade da pesquisa são essenciais para maximizar o potencial dessas tecnologias na educação.