|
Disertaciones |
|
1
|
-
JOSE RAURYSON ALVES BEZERRA
-
Uma ferramenta didática para ajudar na fixação dos conceitos introdutórios de análise combinatória.
-
Líder : ANDRE GUSTAVO CAMPOS PEREIRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDRE GUSTAVO CAMPOS PEREIRA
-
FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
FRANCISCO ANTONIO MORAIS DE SOUZA
-
Data: 22-feb-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Os seres humanos, assim como alguns animais, nascem dotados da capacidade de perceber quantidades. Portanto técnicas para contar quantidades foi um passo natural no desenvolvimento do homem. As necessidades provindas da evolução das sociedades e recursos tecnológicos tornam necessário a otimização de tais métodos de contagem. Apesar de necessário e útil ,o estudo desses métodos no Ensino Médio esbarram em dificuldades didáticas. Com o objetivo de ampliar o leque de ferramentas disponíveis aos professores para o ensino de Análise Combinatória apresentamos neste trabalho um fluxograma que pretende dinamizar o processo de fixação dos conceitos via resolução de exercícios.
|
|
2
|
-
AGAMENON HENRIQUE DE CARVALHO TAVARES
-
Usando a história da resolução de alguns problemas para introduzir conceitos : Sistemas Lineares, Determinantes e Matrizes.
-
Líder : ANDRE GUSTAVO CAMPOS PEREIRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDRE GUSTAVO CAMPOS PEREIRA
-
FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
JOSÉ DE ARIMATÉIA FERNANDES
-
Data: 22-feb-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Neste trabalho, estudamos o método apresentado no livro "Os nove capítulos da arte matemática", escrito no século I da era cristã, a fim de revelar como a história pode ser motivadora na introdução de tópicos da matemática do ensino médio. Através de observações dos padrões que se repetem no método apresentado, fomos capazes de introduzir, de maneira natural, o conceito de equações lineares, sistema de equações lineares, solução de sistemas de equações lineares, determinantes e matrizes, além do desenvolvimento de Laplace para cálculo de determinantes de matrizes quadradas de ordem maior que 3, considerando, em seguida, algumas de suas aplicações gerais.
|
|
3
|
-
CARLOS EDUARDO DE LIMA DUARTE
-
Conjuntos Numéricos
-
Líder : VIVIANE SIMIOLI MEDEIROS CAMPOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANDRE GUSTAVO CAMPOS PEREIRA
-
VICTOR GIRALDO
-
VIVIANE SIMIOLI MEDEIROS CAMPOS
-
Data: 15-mar-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Neste trabalho, elaboramos um texto sobre os Conjuntos Numéricos, utilizando as necessidades sociais humanas como ferramenta para construção de novos números. O presente material visa apresentar um texto que concilie o ensino correto da matemática e a clareza necessária para um bom aprendizado.
|
|
4
|
-
JOBSON HUGO DE SOUSA SOARES
-
Função Quadrática
-
Líder : VIVIANE SIMIOLI MEDEIROS CAMPOS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
VICTOR GIRALDO
-
VIVIANE SIMIOLI MEDEIROS CAMPOS
-
Data: 15-mar-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Em geral, o estudo de funções quadráticas é baseado numa quantidade excessiva de fórmulas, todo conteúdo é abordado sem justicativas. Apresentamos a função quadrá- tica e suas propriedades a partir de problemas envolvendo equações do segundo grau e da técnica de completar quadrado. Partindo das denições mostraremos que o gráco da função quadrática é a parábola e terminamos nosso estudos vericando que várias propriedades da função podem ser lidas a partir da simples observação do seu gráco. Dessa forma, construímos todo o assunto justicando cada passo, abandonando o uso de fórmulas decoradas e prezando pelo raciocínio.
|
|
5
|
-
ABRAAO EDUARDO BRITO ROCHA DE AZEVEDO
-
UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE FRAÇÕES BASEADA EM ATIVIDADES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Líder : CLAUDIO CARLOS DIAS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CLAUDIO CARLOS DIAS
-
ANDRE GUSTAVO CAMPOS PEREIRA
-
DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO
-
Data: 08-abr-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
O objetivo deste trabalho se constitui na criação de uma proposta de atividades, na disciplina de matemática, para o 6º ano do Ensino Fundamental, que estimule os estudantes a desenvolver a aprendizagem do conteúdo de frações, a partir da conscientização da insuficiência dos números naturais para resolver diversos problemas. Desta forma, elaborou-se um conjunto com doze atividades, partindo do processo de comparação entre medidas, depois apresentando alguns dos significados de frações e finalizando com as operações entre as frações. Para tanto, fez-se uso de materiais disponíveis à utilização em sala de aula, de forma lúdica, para resolução dos desafios propostos. Através destas atividades, torna-se possível aos discentes reconhecer a necessidade do uso das frações para solucionar uma maior quantidade de problemas.
|
|
6
|
-
LUCIANO XAVIER GOMES DA NOBREGA
-
Princípio da Indução Matemática no Ensino Médio
-
Líder : FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
FABIANA TRISTAO DE SANTANA
-
DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO
-
Data: 08-abr-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Desenvolvemos esta dissertação de tal forma que ela possa ser usada no processo de ensino e aprendizagem do princípio da indução matemática e direcionamos nossos esforços para que os alunos do primeiro ano do ensino médio possam assimilar o conteúdo tendo apenas o conhecimento visto na educação básica como um pré- requisito. Para isso, buscamos despertar no aluno o interesse em demonstrações, mostrando o quanto elas são necessária em exemplos que envolvem conteúdos que ele já viu.
|
|
7
|
-
NACIARA PEREIRA DANTAS DA FONSECA
-
Uma Proposta Alternativa para o Ensino de Progressões Relacionadas a Funções.
-
Líder : MARCELO GOMES PEREIRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARCELO GOMES PEREIRA
-
ADRIANO THIAGO LOPES BERNARDINO
-
ARY VASCONCELOS MEDINO
-
Data: 12-abr-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Geralmente o ensino das progressões aritméticas e geométricas é feito separadamente das funções afim e exponencial, com a utilização de fórmulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteúdos. Pretende-se com esse tra- balho apresentar uma maneira de ensinar esses conteúdos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções afim e exponencial, atraves de situações do cotidiano dos alunos. Em se- guida foram mostradas propriedades e comportamento do gráfico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritméti- ca e geométrica como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progressões tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunos. Palavras chave: Ensino. Progressões. Funções.
|
|
8
|
-
JOAILDO MAIA
-
O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA
-
Líder : MARCELO GOMES PEREIRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARCELO GOMES PEREIRA
-
ADRIANO THIAGO LOPES BERNARDINO
-
ARY VASCONCELOS MEDINO
-
Data: 12-abr-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Nesse trabalho, buscou-se suprir as deciências enfrentadas por boa parte dos alunos quando eram estudadas as funções trigonométricas seno e co-seno. Para isso, propôs-se a utilização do software Geogebra na realização de uma sequência de atividades sobre o conteúdo abordado. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, baseada em observações das atividades realizadas pelos alunos do 2o. Ano do Ensino Médio do IFRN - Campus Caico. As atividades possibilitaram verificar algumas dificuldades encontradas pelos alunos, assim como a interação existente entre eles durante a realização das tarefas. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois indicam que a utilização do software contribuiu para uma melhor compreensão desses conceitos matematicos estudados.
|
|
9
|
-
JOSÉ CARLOS VIEIRA DE SOUZA
-
CALCULANDO DISTÂNCIA EM GEOMETRIA ESPACIAL USANDO MATERIAL MANIPULÁVEL COMO RECURSO DIDÁTICO.
-
Líder : ADRIANO THIAGO LOPES BERNARDINO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ADRIANO THIAGO LOPES BERNARDINO
-
FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
JOEDSON SILVA DOS SANTOS
-
Data: 02-may-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Esse trabalho objetiva apresentar uma proposta de ensino para a introdução do estudo de Geometria Espacial buscando demonstrar que a utilização de materiais manipuláveis como recurso didático pode ser uma alternativa facilitadora da aprendizagem para a fixação dos conceitos primitivos da geometria, dos postulados e teoremas, das posições relativas entre pontos, retas, planos e do cálculo de distâncias. O desenvolvimento lança mão de uma sequencia de atividades que visa garantir que os alunos possam construir uma aprendizagem mais sistematizada sendo estas divididas em quatro etapas.
|
|
10
|
-
CLÉSIO RICARDO DE BRITO
-
O ESTUDO DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS E SUA RELAÇÃO COM O COTIDIANO.
-
Líder : ADRIANO THIAGO LOPES BERNARDINO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ADRIANO THIAGO LOPES BERNARDINO
-
FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
JOEDSON SILVA DOS SANTOS
-
Data: 03-may-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Atravessando os séculos, a Matemática - como ciência exata que é - vem assumindo um papel determinante na vida do homem, que dela faz uso para suprir necessidades de sua vida diária. Com essa trajetória, fica caracterizada a importância dessa ciência como instrumento de valorização não só conteudística, mas também de um saber matemático que conduz o ser aprendiz a um processo dinâmico de aprendizagem eficiente, capaz de buscar soluções para seus problemas reais. No entanto, necessário se faz compreender que o conhecimento matemático hoje requer um novo olhar daqueles que diretamente lidam com o processo ensino-aprendizagem, pois cabe a eles - professores de Matemática - desmistificarem a versão de que a Matemática, trabalhada na sala de aula, traz diculdades para a compreensão do alunado. Sobre esse prisma, buscou-se com este trabalho encontrar uma metodologia que auxilie os alunos a entenderemmelhor as Funções Quadráticas e suas aplicações no cotidiano. Fazendo-se uso dos conhecimentos etnomatemáticos, contextualizando os problemas referentes ao conteúdo e, ao mesmo tempo, manuseando o software GeoGebra, objetivando uma melhor visualização do comportamento dos gráficos das citadas funções
|
|
11
|
-
EDSON DE SOUZA SOARES NETO
-
SISTEMA DE NUMERAÇÃO POSICIONAL E A LÓGICA DA DIVISÃO DE INTEIROS.
-
Líder : MARCELO GOMES PEREIRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARCELO GOMES PEREIRA
-
VIVIANE SIMIOLI MEDEIROS CAMPOS
-
ARY VASCONCELOS MEDINO
-
Data: 19-jul-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Dentre as quatro operações fundamentais, a divisão merece certo lugar de destaque. Diferentemente das operações de soma, subtração e multiplicação no conjunto dos inteiros, a divisão não é uma operação fechada neste conjunto. Este fato pode se apresentar como uma das primeiras dificuldades dos alunos tanto na interpretação dos resultados obtidos como na compreensão do algoritmo como um todo. Neste trabalho buscamos mostrar que para se compreender o processo da divisão de números inteiros, sob seu aspecto estrutural, faz-se necessário que se compreenda previamente o nosso sistema de numeração. Mais precisamente, que se compreenda a dinâmica de um sistema de numeração posicional, tal como o que utilizamos para representar os números.
|
|
12
|
-
WALFREDO JOSE DE SOUZA
-
Função Afim: Teoria e Aplicação.
-
Líder : FABIANA TRISTAO DE SANTANA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FABIANA TRISTAO DE SANTANA
-
FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
JOSÉ DE ARIMATÉIA FERNANDES
-
Data: 02-ago-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Neste trabalhodesenvolvemos uma proposta para contribuir com o ensino eaprendizagem da Função Afim no primeiro ano do Ensino Médio tendocomo pré-requisito o conhecimento matemático da educação básica.A proposta concentra-se em algumas propriedades, casos particulares eaplicações da Função Afim com o objetivo de mostrar a importânciadas demonstrações e ao mesmo tempo despertar o interesse do alunomostrando como esta função é importante para solucionar problemasdo cotidiano.
|
|
13
|
-
GILBERTO FERNANDES DO NASCIMENTO
-
Probabilidade no Ensino Médio
-
Líder : FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FAGNER LEMOS DE SANTANA
-
ANDRE GUSTAVO CAMPOS PEREIRA
-
JOSÉ DE ARIMATÉIA FERNANDES
-
Data: 02-ago-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Esta dissertacão busca mostrar para docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem um estudo sobre Probabilidade no ensino médio, um tema que aguça a percepção e o entendimento dos fenômenos de natureza aleatória que nos cerca. A mesma tem por objetivo fazer com que as pessoas que estejam envolvidas neste processo compreendam as idéias básicas de Probabilidade e, quando necessário, possam aplicá-las no mundo real. Procuramos traçar um paralelo entre a intuição e o rigor e esperamos contribuir para o trabalho do professor em sala de aula e para o processo de aprendizagem dos alunos, solidificando, aprofundando e ampliando o que aprenderam em conteúdos anteriores.
|
|
14
|
-
NILSON HERMINIO NICACIO
-
UMA JUSTIFICAVA DA VALIDADE DO TEOREMA FUNDAMENTAL DA ALGEBRA PARA O ENSINO MEDIO
-
Líder : DEBORA BORGES FERREIRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DEBORA BORGES FERREIRA
-
FABIANA TRISTAO DE SANTANA
-
DANIELE DA SILVA BARATELA MARTINS NETO
-
Data: 14-ago-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Dentre os varios teoremas que são ensinados na educação básica, a grande maioria e apresentada sem uma justicativa de sua validade,uma vez que as atenc~oes comumente se voltam para as aplicações deixando-se de lado o formalismo das demonstrações. Um exemplo classico e o Teorema Fundamental da Algebra. O mesmo e ensinado no ensino medio, mas devido o grau de dificuldade de sua prova formal omite-se a demonstração. Neste trabalho, justicamos intuitivamente a validade do Teorema Fundamental da Algebra usando o software Geogebra. Apresentamos uma clara demonstração formal desse teorema que esta endereçada aos professores e alunos de licenciatura em matematica.
|
|
15
|
-
EDUARDO DA SILVA SANTOS
-
Um Estudo de Sistemas de Amortizações SAC e Francês no ensino médio apoiado na Construção de Planilhas Eletrônicas
-
Líder : DEBORA BORGES FERREIRA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DANIELE DA SILVA BARATELA MARTINS NETO
-
DEBORA BORGES FERREIRA
-
JAQUES SILVEIRA LOPES
-
Data: 14-ago-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
O objetivo deste trabalho é introduzir conhecimentos fundamentais sobre matemática financeira no ensino médio. Normalmente, o conteúdo abordado não inclui os principais sistemas de amortização (Sistema de Amortização Constante -SAC- e o Sistema Price) deixando a grande massa social à margem deste conhecimento. Para tanto, propõe-se o uso de planilhas eletrônicas que facilitarão substancialmente os extensos cálculos que, em geral, desmotivam tal estudo.
|
|