Aprendizagem de funções quadráticas apoiada nas tecnologias digitais Geogebra e Kahoot
Geogebra, Matemática, metodologia, Kahoot, tecnologia.
Atendendo ao objetivo do Mestrado Profissional de Matemática - PROFMAT -, este trabalho tem o objetivo de mostrar a importância do uso, pelo professor, das tencologias digitais no proceso de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, apresenta uma sequência didática para desenvolvimento junto às turmas do ensino médio, na qual apresenta o Geogebra, com uma dessas ferramentas, no estudo do comportamento do gráfico da função do segundo grau, e avalia os conhecimentos de forma bastante lúdica pelo Kahoot. Com a aplicação desse roteiro em duas turmas do primeiro ano do Centro Estadual de Educação Profissional - Dr. Ruy Pereira dos Santos, na cidade de São Gonçalo do Amarante, estado do Rio Grande do Norte, o resultado confirmou a expectativa do pesquisador, quando quase 96% dos alunos participantes concordaram em que os recursos de tecncologia digital, em especial o Geogebra, ajudam no estudo de matemática, e até pediram que os professores usassem mais essa metodologia para tornar as aulas mais interessantes. Na mesma pesquisa, metade dos alunos participantes declararam que somente às vezes, raramente ou nunca têm motivação para estudar matemática e, na justificativa, a palavra que mais apareceu em relação à essa questão aberta foi "difícil". Está comprovado que precisamos realizar urgentemente alguma ação visando mudar esse quadro. As aulas têm de ser mais dinâmicas, experimentais, com particpação ativa de dos alunos.