TRAJETÓRIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS REGIÕES DO BRASIL
EDUCAÇÃO; ENSINO; MULTIESTADO; TRANSIÇÃO
Estudo demográfico que observa a trajetória escolar do aluno utilizando indicadores educacionais extraídos do Censo Escolar 2010 por parte do MEC/INEP. Acredita-se que menos da metade dos alunos matriculados no Ensino Fundamental chegam ao 4º Ano e apenas 20% conseguem terminar esse nível de ensino. Além disso, leva-se em consideração que o Ensino Médio pode não estar captando devidamente os concluintes do Ensino Fundamental. Compreende-se uma baixa probabilidade de transição durante a trajetória escolar do aluno que pode estar acarretando atraso escolar na idade apropriada para ingressar no Ensino Superior. Tem o objetivo de estudar a população escolar das grandes regiões do Brasil, utilizando a metodologia multiestado, para determinar as probabilidades de transição de um aluno passar de uma série de ensino para outra durante sua trajetória escolar na Educação Básica. A metodologia baseia-se na aplicação do modelo estatístico multiestado, que calcula as probabilidades de transição entre as séries de ensino da Educação Básica do Sistema Educacional Brasileiro, através das taxas de transição (promoção, repetência, evasão e migração para a Educação de Jovens e Adultos) e das taxas de distorção idade/série. Os resultados indicaram que menos da metade da população escolarizada transita entre as séries de ensino da Educação Básica de forma adequada. Além disso, as informações apresentadas possibilitam o debate sobre a existência de fatores de condições socioeconômicas e de fatores operacionais do sistema educativo que possam explicar a baixa probabilidade de transição entre as séries de ensino e a expectativa de vida escolar abaixo do esperado.