ESCOLA, PONTO DE PARTIDA; UNIVERSIDADE, PONTO DE CHEGADA: UMA
ANÁLISE LONGITUDINAL DA TRAJETÓRIA DE SUCESSO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
Ensino Médio; Vestibular; Universidade; Demografia
O objetivo do presente trabalho é Investigar os fatores culturais, econômicos, sociais e demográficos dos estudantes das escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Natal que transitaram com sucesso o ensino médio e almejam chegar ao ensino superior. Os dados preliminares são oriundos de estudantes de duas escolas particulares e de uma pública que cursaram os três anos do Ensino Médio, que formam três coortes de ingressantes no ano de 2007. Por meio da análise longitudinal dessas coortes, foi possível acompanhar os estudantes que seguiram um percurso contínuo, sem interrupções. Essas escolas registraram as seguintes matrículas no primeiro ano acompanhado – Escola A: 2.027, Escola B: 3.192 e Escola C: 3.395, todavia, apenas 376 desses matriculados em 2007 conseguiram concluir o Ensino Médio. Prestaram vestibular na etapa seguinte, 342, sendo 151 (44,2%) homens e 191 (55,8%) mulheres. Todavia, apenas 225 conseguiram ingressar na universidade. Em termos de desempenhos, observou-se que as mulheres tem um rendimento superior ao dos homens durante os três anos que permanecem na escola, elas se destacam com relação aos homens e o mesmo acontece quando se observa os desempenhos dos estudantes da UFRN (medido pelo IRA), sendo que de uma forma mais acentuada na Universidade. Essa realidade fica bem diferente quando se analisa o desempenho durante o vestibular, momento em que o conhecimento é testado em um curto tempo de três dias para os estudantes demonstrarem o conhecimento adquirido durante o percurso do ensino médio. Conclui-se que as trajetórias individuais dos estudantes não se mostraram contínuas, devido às migrações e evasões em algumas das etapas, sendo a primeira etapa responsável pela maior migração/evasão.