O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SEM PLANO: ícones urbanos e dinâmica imobiliária em Natal
Planejamento Estratégico de Cidades; Ícones Urbanos; Dinâmica Imobiliária; Natal
A partir da década de 1990, o modelo de planejamento estratégico de cidades chega à América Latina, passando a ser adotado em cidades brasileiras, a partir da formulação de planos estratégicos. Outras cidades, porém, não conseguiram alcançar esse padrão de produção da cidade, mas mostram que desenvolveram uma espécie de “planejamento estratégico sem plano” ou “empreendedorismo periférico”, no qual buscam construir atributos para qualificarem sua inserção no cenário competitivo internacional e regional. Dentre esses atributos, destaca-se a produção de ícones urbanos, destinados a variados usos. Antes de qualquer coisa, servem para a construção de uma imagem contemporânea da cidade, para a promoção da cidade para o turismo e os negócios, para a promoção de figuras políticas carismática, bem como para a dinamização do mercado imobiliário. O trabalho ora proposto objetiva compreender a importância dos ícones urbanos, sobretudo na valorização imobiliária das áreas do entorno no qual são construídos. Para isso, serão estudados os ícones urbanos da cidade de Natal e seus rebatimentos na dinâmica imobiliária, através de pesquisas em jornais, da análise das transações imobiliárias via os dados do ITIV, de entrevistas semiestruturadas com técnicos, gestores e agentes públicos e privados envolvidos na promoção da cidade e/ou relacionados ao mercado imobiliário.