TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SERVIÇO PÚBLICO: A experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Serviço público; governo digital; tecnologias de informação e comunicação; trabalho
As mudanças provocadas pela inclusão de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) no cotidiano das pessoas, a partir da revolução tecnológica, atingiu diversos domínios nas últimas décadas, incluindo a administração pública federal brasileira. Alicerçado nas referidas tecnologias, associadas à internet, o governo federal do Brasil assumiu, por meio da Política de Governança Digital, o compromisso de transformar a prestação de serviços públicos, o que acaba repercutindo na dinâmica de trabalho dos servidores públicos. Nesse sentido, figuram como objeto central do presente estudo as transformações implementadas pelo Governo Digital e o impacto delas no trabalho dos servidores federais. O que motivou o desenvolvimento da pesquisa foi o seguinte questionamento: Como o processo de transformação digital do serviço público impacta na dinâmica de trabalho dos servidores federais da UFRN? O pressuposto que norteou esta investigação foi o de que o processo de digitalização dos serviços técnicos, além de ter provocado uma intensificação das tarefas executadas pelos servidores, tem demandado desses trabalhadores uma certa polivalência e adaptações rápidas, sem que eles recebam apoio adequado dos órgãos aos quais estão vinculados no tocante à capacitação. O objetivo deste estudo é compreender como a aceleração da transformação digital do serviço público brasileiro alterou a dinâmica de trabalho dos servidores das instituições de ensino federais, considerando o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Central (Natal/RN), entre os anos 2016 e 2022. A pesquisa consiste, pois, em um estudo de caso desenvolvido na referida instituição. Ele partiu de um enfoque qualitativo e se utilizou de entrevistas semiestruturadas com servidores da universidade para obtenção dos dados primários que subsidiaram o estudo. O suporte de dados secundários ficou a cargo do exame documental (legislação federal e planos institucionais), bem como de um referencial teórico coerente com a temática estudada. Ao final do trabalho, constatou-se que a transformação digital, de fato, vem promovendo uma intensificação do trabalho na autarquia por meio do acúmulo de tarefas. Identifica-se ainda que, embora exista um robusto programa de capacitação na universidade, a busca e a participação dos servidores nessas atividades é puramente voluntária, além de não haver um efetivo direcionamento por parte das chefias imediatas e da gestão de pessoas para realização das formações.