AVALIAÇÃO DO IDEB: um estudo do processo avaliativo no Brasil nos anos de 2013 a 2017
IDEB, avaliação, ensino fundamental
A pesquisa desenvolvida foca no estudo do processo avaliativo dos anos finais do Ensino Fundamental no Brasil, tendo-se analisado o período dos anos de 2013 a 2017. Os anos de referência apresentam um decréscimo das médias nos anos finais do Ensino Fundamental na maioria dos Estados e Distrito Federal, ao passo que nos anos iniciais observa-se que as médias continuam em crescimento, o que suscita a seguinte pergunta: de que forma o processo avaliativo tem influenciado nos resultados dos anos finais do Ensino Fundamental? Assim, tomou-se como objetivo analisar os principais fatores que contribuíram para esse resultado,, considerando-se a análise a partir dos conceitos teóricos do institucionalismo sociológico e discursivo, visto que as instituições sofrem e exercem influência sobre a sociedade. Como metodologia, a pesquisa utilizará o modelo qualitativo, Process Tracing, que possibilita desenvolver e testar hipóteses a partir da identificação e análise de evidências. A reflexão teórica trará os questionamentos históricos do processo escolar e institucional, para uma política pública voltada para avaliações. Com isso, espera-se identificar as causas relacionadas aos resultados das avaliações do ensino fundamental de segundo ciclo. O trabalho será dividido em três capítulos, além da introdução. No primeiro capítulo, discorre-se sobre a metodologia utilizada no trabalho, seguido de um breve histórico do processo avaliativo no Brasil. No segundo discutiremos a qualidade da prova aplicada no IDEB; no terceiro, analisaremos os dados no período das edições e os fatores que contribuíram para os resultados, através do rastreamento de processo, seguido das considerações finais.