A “nova” Comida de Rua sob a ótica da Economia Criativa: Uma análise dos Food Trucks na cidade de Natal\RN
Comida de Rua, Cultura, Economia Criativa, Natal/RN, Políticas Públicas.
A Economia Criativa (EC) é um modelo conceitual que proporciona novos arranjos de criação, produção, distribuição e consumo de bens e serviços, a partir de uma dinâmica própria com base na gestão da cultura, do conhecimento, da criatividade, do talento e outros recursos intangíveis. É a partir desse olhar que esse trabalho de dissertação sai para observar a realidade do fenômeno dos food trucks, que tem contribuído para redefinir conceitos sobre determinada atividade produtiva, a comida de rua. Neste trabalho de pesquisa exploratória, é analisado o ciclo econômico da comida de rua na cidade de Natal/RN, através do que se convencionou denominar food trucks sob a ótica da Economia Criativa. Através de abordagem qualitativa, com suporte de diversas técnicas de pesquisa, foi feita a aproximação entre o conceito de Economia Criativa no Brasil, suas características, seus princípios balizadores com a atividade de Comida de Rua em expansão em capitais como Natal\RN. Foi investigada sua narrativa, estratégias de atuação, práticas e representações. Também foram analisados os conteúdos dos discursos do ponto de vista social, econômico e cultural que acompanham os integrantes desse setor, e, observado como se materializa esse movimento, as práticas incorporadas e o cotidiano que os constituem. Ao final das análises, conhecidas as características, práticas e narrativas dessa atividade, foi possível levantar extensa relação de elementos representativos da EC: Combinação e gestão de ativos intangíveis para geração de bens e serviços, inovação em produtos e processos, acesso ao mercado. Também foi observado que nesse setor estão reunidas diversas questões fundamentais para a EC, como a inserção socioeconômica, oportunidades de qualificação, identificação das potencialidades locais, a importância das dimensões intangíveis, como criatividade e cultura, para dotar produtos com valor material e imaterial, políticas culturais e o papel dos pequenos empreendedores.