Banca de DEFESA: JANINE BEATRIZ TORRES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANINE BEATRIZ TORRES
DATA : 01/10/2026
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência via googlemeet
TÍTULO:

ENTRE MODERNIZAÇÃO E (R)ESISTÊNCIA: disputas em torno da conservação das sementes crioulas no Rio Grande do Norte


PALAVRAS-CHAVES:

Biopoder; Sementes tradicionais; Cosmovisão; Agroecologia; Autonomia camponesa; Agrobiodiversidade e Resistência camponesa


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Mecanismos de poder, como políticas públicas, propagandas e discursos hegemônicos, reforçam a ideia de que só é possível produzir por meio da agricultura convencional e mecanizada. Em contraste, estratégias milenares de salvaguarda de sementes têm garantido a permanência dos camponeses na agricultura familiar e possibilitado a convivência com o semiárido por meio da agroecologia. As sementes crioulas, também chamadas de nativas ou tradicionais, recebem distintas nomenclaturas conforme o território, mas convergem em um significado central: constituem um patrimônio material e simbólico de agricultores familiares, camponeses e comunidades tradicionais que as conservam para manter, em seus territórios, a autonomia e a qualidade de sua alimentação.

Este estudo investiga os significados atribuídos às sementes crioulas por agricultores e guardiões do estado do Rio Grande do Norte (RN), Brasil, com ênfase nas dimensões simbólicas, políticas e territoriais envolvidas em sua conservação. A pesquisa adota abordagem qualitativa, articulada à perspectiva da pesquisa-ação, que valoriza a participação ativa dos sujeitos, o diálogo horizontal e a construção compartilhada do conhecimento. O trabalho de campo foi realizado em sete (7) dos dez Territórios da Cidadania do estado e envolveu entrevistas, grupos focais, participação em feiras e eventos por meio da observação direta. Os resultados indicam que as sementes crioulas são compreendidas como herança ancestral, instrumento de resistência frente à homogeneização agrícola e elemento fundamental na produção de alimentos saudáveis e na reprodução dos modos de vida camponeses. Emergiram categorias como valor histórico e geracional, melhoria da alimentação, fortalecimento das redes de troca e desafios relacionados à contaminação genética. Conclui-se que a conservação das sementes crioulas no RN se mantém em permanente resistência, apesar da força do agronegócio e das pressões por homogeneização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1678883 - CIMONE ROZENDO DE SOUZA
Externa à Instituição - JULIANA MERÇON
Externa à Instituição - MARIA JOSÉ NASCIMENTO SOARES - UFS
Externa à Instituição - MÁRCIA REGINA FARIAS DA SILVA - UERN
Externo à Instituição - NILDO DA SILVA DIAS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 21/09/2026 15:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao