EUTROFIZAÇÃO SOBRE CORPOS HÍDRICOS DO SEMIÁRIDO NO RIO GRANDE DO NORTE: perspectivas da educação para a sustentabilidade
Cianobactérias; Ensino de Ciências; Recursos hídricos; Sustentabilidade; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Em meio ao crescimento populacional exponencial a gestão hídrica tem sido amplamente afetada. Desse modo, a quantidade e qualidade das águas interiores presente na natureza tem sofrido mudanças significativas em função da pressão antrópica no entorno desses mananciais. A partir disto, justifica-se a necessidade de sensibilizar diferentes sujeitos, mediado aqui por discussões com ênfase nos mananciais hídricos (no tocante ao consumo da água) e na conexão com o educar para a sustentabilidade (como sendo uma prática integrativa capaz de transformar o saber ambiental). Neste sentido, o objetivo geral da tese foi verificar a qualidade da água em corpos hídricos no semiárido tropical do Estado do Rio Grande do Norte, correlacionando com as necessidades emergentes da problemática sociedade-ambiente favorecendo a construção do conhecimento sobre as águas por meio da educação para a sustentabilidade, ao mesmo tempo que se buscou o entendimento dos docentes acerca do objetivo do desenvolvimento sustentável 6 (água potável e saneamento) e sua articulação com a sustentabilidade, visando uma reflexão crítica sobre a cidadania ambiental nas práticas do ensino de ciências. No percurso metodológico foram adotadas as abordagens quali-quantitativas, análise conceitual e reflexiva, além de estudo exploratório e descritivo. O primeiro capítulo, teve como principal objetivo avaliar a densidade de cianobactérias e os índices que inferem qualidade à água na Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, assim como identificar os fatores de maior influência sobre a ocorrência da floração desses organismos aquáticos. A densidade de cianobactérias (DC) potencialmente tóxicas se apresentou elevada, ultrapassando a Resolução CONAMA 357/2005 que preconiza um valor máximo de 50.000 cél./mL, bem como a Portaria do Ministério da Saúde 2914/2011 que sinaliza 20.000 cél./mL como valor limite. Apesar do Índice de Qualidade de Água indicar que as águas dos açudes são próprias aos usos múltiplos, o Índice de Estado Trófico apresentou limitações, considerando as excessivas produtividades primárias associadas à presença de cianobactérias e, portanto, potencialmente à ocorrência de cianotoxinas, oriundas de cargas poluidoras. No tocante à correlação entre a DC e a sazonalidade, em termos gerais, obtivemos influência significativa (p < 0,05), com a maior proliferação desses organismos estando diretamente relacionada aos períodos de estiagem. O capítulo 2, objetivou apresentar discussões acerca do papel da Educação para a Sustentabilidade (ES) como instrumento no desenvolvimento e na construção do conhecimento da sociedade, mediante uma gestão democrática no uso e gerenciamento das águas. A Educação para a Sustentabilidade é uma importante ferramenta que vai além dos modelos educacionais tradicionais empregados, auxiliando no processo de formação do sujeito e no tocante à compreensão das necessidades humanas frente à problemática de utilização sustentável dos recursos hídricos. Desse modo, valores morais e éticos articulados a ações educativas na perspectiva da Sustentabilidade, de maneira contínua, para diversos grupos da sociedade, são primordiais para garantir a manutenção sustentável do meio ambiente. O capítulo terceiro, encontra-se em construção.