O papel da mídia na apropriação do tempo livre para o lazer. Uma análise sob a perspectiva da reestruturação capitalista e da pós-modernidade.
mídia, capitalismo, lazer, pós-modernidade
O presente trabalho se propõe a descrever as implicações da mídia,
enquanto um dispositivo de legitimação do capitalismo, para as práticas
sociais do lazer na sociedade contemporânea, tomando como contraponto o
modelo da sociedade industrial. Parte-se do cenário de uma complexa
reestruturação do capitalismo em nível mundial, cujo eixo foi a
incorporação em larga escala de tecnologias de comunicação e informação
no processo produtivo e nas relações de distribuição e de consumo. É
neste contexto da centralidade da mídia na sociedade contemporânea e,
mais especificamente, nas práticas sociais do lazer que se desenvolve a
presente pesquisa de caráter teórico e bibliográfico. Discute-se ainda
como pano de fundo o paradigma da pós-modernidade e da "democratização"
dos meios de produção midiáticos, tomando como contraponto o modelo da
indústria cultural. A discussão aponta para a hipótese de que a esfera
do trabalho e a esfera do lazer tendem a estar cada vez menos
diferenciadas, uma vez que ambas mantêm como centro de suas atividades
os principais produtos capitalistas da sociedade contemporânea:
tecnologia, informação, comunicação e conhecimento.