Mídia e produção de sentido: A reconficuração da indústria da música e as estratégias discursivas da Associação Cultural DoSol.
Estudo da Mídia; produção de sentido; indústria da música; festival independente; Dosol
O objetivo desta dissertação é analisar as estratégias discursivas do endereço eletrônico
www.dosol.com.br, em busca de compreender os elementos presentes para a manutenção de
público e de atividades mercadológicas. A partir da Análise de Discurso de linha francesa,
investigamos os editoriais veiculados em seu endereço eletrônico www.dosol.com.br, durante
o ano de 2010, e promovemos um diálogo com os pesquisadores e estudiosos das áreas da
música, mídia e comunicação. Os resultados obtidos apontam-nos para um discurso calcado
em políticas afirmativas e no capital social, com o intuito de manter/seduzir seu público, com
o efeito de sentido pretendido de credibilidade, por parte das fontes produtoras do site. O fator
econômico transita de forma constante em seu discurso, proporcionando ao enunciador o
perfil de um empresário/produtor cultural. Por se tratar de um mercado de nicho, o Dosol tem
papel fundamental dentro da indústria da música, dando vazão à produção cultural regional e
local. Por outro lado, observa-se que sua sustentabilidade e visibilidade midiáticas, como se
encontram hoje, dependem decisivamente das Leis de Incentivo à Cultura, o que denota uma
ausência de política cultural regional a médio/longo prazo, no Rio Grande do Norte.