A ERA DO STREAMING: DEMANDAS DE AUDIENCIA, ESTETICA E CONTEUDO DA SERIE EUPHORIA
Séries Televisivas, Consumo, Streaming, Estudos Culturais, Netnografia.
Em 2019, o canal estadunidense de TV a cabo, HBO, estreou a primeira temporada da série Euphoria, produção inspirada no seriado homônimo israelense, de 2012. A narrativa percorre desafios contemporâneos enfrentados por adolescentes no âmbito escolar. Esta pesquisa visa compreender como Euphoria coloca em debate as discussões em torno de temáticas como identidade, cultura, política e valores sociais para um determinado grupo. Para o desenvolvimento deste estudo será utilizada a netnografia/etnografia virtual (Kozinets, 2014; Hine, 2004), combinada a análise fílmica (Vanoye; Goliot-Lété, 2012; Rose, 2008), para analisar as propriedades diegéticas da série e como isso impacta nas relações de consumo e receptividade do público, com o auxílio da aplicação de pesquisa qualitativa com espectadores e fãs da produção em comunidade selecionadas no Telegram. A análise será amparada pelos Estudos Culturais e recepção midiática (Canclini, 2005; Morin, 2002b, Williams, 1992; 2016), visando compreender o processo de construção e adaptação das narrativas, identificando o uso de recursos estéticos e diegéticos para se aproximar cada vez mais da realidade (Jost, 2012; Mungioli; Pelegrini, 2013).