CINEMA NEGRO POTIGUAR: ABORDAGENS TEMÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE CIRCULAÇÃO (2015-2022)
cinema negro; constelação fílmica; circulação fílmica; Rio Grande do Norte.
A partir do conceito de cinemas pós-coloniais, esta pesquisa investiga o movimento estético-político do cinema negro no Rio Grande do Norte durante o último setênio (2015-2022). Durante a investigação, adota-se o método da “constelação fílmica” (Mariana Souto, 2020) para compreender como as obras se relacionam em rede, promovendo discursos “opositores” (bell hooks, 2019) em contraponto às “imagens de controle” (Collins, 2019) sedimentadas pelo olhar branco colonizador. É notado que nas produções catografadas (Andrielle Almeida, 2022), existe uma recorrência de abordagens temáticas que transitam entre “cultura popular”, “religiões de matriz afro-brasileira” e “maternância negra”. Nesta pesquisa, serão analisadas as estratégias de circulação adotadas pelos realizadores negros com o objetivo de reconhecer o caráter pedagógico que essas produções assumem ao integrarem a programação de mostras, festivais, cineclubes e plataformas online de streaming. Assim, pretende-se que essa investigação some-se à área das questões étnico-raciais e amplie o leque do cinema negro brasileiro.