Comunicação Pública; Análise do Discurso; Produção de Sentidos; Assessoria de Comunicação Governamental; Discurso e Poder.
A mídia tem ocupado uma posição central na política brasileira, mediada pelas assessorias de comunicação de governo, as quais reproduzem discursos políticos, administrativos ou meramente governamentais, na produção do conteúdo noticioso institucional. Neste contexto a dissertação busca compreender como são produzidas as formações discursivas nas notícias publicadas pela Assessoria de Comunicação Governamental, para contribuir com uma efetiva Comunicação Pública. E essa é a questão problema da pesquisa. Levanta-se a hipótese que as estratégias comunicativas construídas por assessorias de comunicação governamentais, têm desenvolvido uma comunicação mais institucional, alinhada aos interesses políticos do governo, limitando suas contribuições para desenvolver uma comunicação democrática, que prioriza os interesses públicos e fomenta o exercício da cidadania na construção do discurso público. Por isso o estudo tem o objetivo de analisar os enunciados das notícias publicadas no portal do governo, para identificar o tipo de comunicação predominante nas práticas discursivas midiáticas da Assecom/RN, a partir da Análise do Discurso e de perspectivas teóricas do campo da Comunicação Pública. A pesquisa é fundamentalmente qualitativa, pois caracteriza-se como um estudo analítico e descritivo-exploratório, o qual desenvolve uma Análise do Discurso de linha francesa, fundamentada em Pêcheux (1975, 1988, 2009), Maingueneau (1984/2015), Orlandi (1989/2012), Brandão (2004, 2012) e Fiorin (2012), como também estabelece relações teóricas com o fazer Comunicação Pública, sob a ótica conceitual de Zémor (1995), Duarte (2006, 2007), Brandão (2007) e Matos (1999). Na análise dos resultados verifica-se empiricamente as contribuições democráticas da assessoria de comunicação governamental, na produção de sentidos das suas práticas discursivas e intersemióticas, que geram processos comunicativos nas narrativas das notícias publicadas.