Da Rio92 à Rio+20: a cobertura da mídia brasileira sobre desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento sustentável; Análise Crítica do Discurso; Estudo da Mídia; Jornalismo Ambiental; Comunicação e Meio Ambiente.
O presente estudo analisa o modo como os jornais impressos brasileiros Folha de S. Paulo e O Globo divulgaram o conceito de desenvolvimento sustentável entre os anos de 1992 e 2012. Para isso, analisam-se publicações sobre o tema utilizando a Análise Crítica do Discurso como instrumento metodológico. Acredita-se que o período escolhido foi propício para a divulgação do conceito de sustentabilidade na mídia brasileira devido à realização de duas conferências internacionais na cidade do Rio de Janeiro: a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED), em 1992, e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), em 2012. Conclui-se, no entanto, que o conceito de desenvolvimento sustentável foi divulgado de forma distorcida pela imprensa brasileira, provocando desinformação no país.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Análise Crítica do Discurso; Estudo da Mídia; Jornalismo Ambiental; Comunicação e Meio Ambiente.