Mulheres, racismos e Cinema: uma análise crítica dos discursos dos filmes “A Vênus Negra” e “Histórias Cruzadas”
Estudos da Mídia; Mulheres; Cinema; Mídia e Racismos; Análise Crítica do Discurso; The Help; Venus Noir
Parte da observação desigual ante o último censo do IBGE e a quase completa exclusão do maior grupo identitário, as mulheres negras - da academia às telas. Considera que os racismos latino - americano e brasileiro foram trazidos com a colonização européia com a intenção de legitimar a escravização de pessoas negras e indígenas (Dijk, 2008b). Pontua o apagamento e silenciamento que subalterniza milhares de sujeitas / os (Gayatri Spivak, 2010; Djamila Ribeiro, 2017; Ângela Davis, 2016; Grada Kilomba, 2019; bell hooks, 2013 e 2019; Patrícia Hill Collins, 2000), responsáveis pelas nossas tantas mortes (Djamila Ribeiro, 2017; Achille Mbembe, 2018). Utiliza a Análise Crítica do Discurso aliada às teorias do Mulherismo Africana como ferramentas de leitura do filme Histórias Cruzadas / The Help (Tate Taylor, 2011). Paradoxalmente, demonstra a participação ativa das mulheres brancas na criação do que seria o cinema Hollywoodiano hoje em dia. Na última parte, uma retomada da construção de nossas próprias imagens e narrativas, acreditando que o cinema pode ser uma ferramenta privilegiada para compreender a sociedade em que vivemos.