JORNALISMO EM REDE: HUMANO E MÁQUINA NA CARTOGRAFIA DIGITAL DO EL PAÍS
Jornalismo em Rede. Ciberjornalismo. Mídias Sociais Digitais. Cibecultura. Estudos da Mídia. Práticas Sociais.
Investiga-se e cartografa-se a formação de rede de comunicação digital da empresa El País no Brasil, com ênfase nas rotinas de produção e distribuição de conteúdo jornalístico através das mídias sociais digitais. A empresa de comunicação da Espanha se apresenta como “jornal global” e representa uma dinâmica atual de expansão de atuação digital em rede de veículos de comunicação pelo mundo, a exemplo da BBC (Inglaterra), BuzzFeed (EUA) e G1 (Brasil). Acreditamos que a partir do detalhamento das rotinas de produção e distribuição do El País Brasil podemos cartografar um cenário de práticas comuns a outras redações que trabalham exclusivamente com produção digital. Apontando rotinas de trabalho e ferramentas utilizadas. A partir desse entendimento, analisar esse novo cenário de produção e distribuição de conteúdo do ciberjornalismo. Para isso, vamos percorrer os caminhos sugeridos pela Teoria Ator-Rede (LATOUR,2012) e Cartografia Simbólica (SANTOS, 1998;2001), para descrever e analisar a importância da relação humano/tecnologia nessa estrutura digital. Para a coleta de dados, utilizamos métodos e técnicas de observação sistemática, entrevistas em profundidade que foram utilizadas para mapear, descrever, categorizar e analisar esse novo cenário profissional que está sendo moldado.